Compartilhar o conhecimento com crianças e adolescentes. Esse será o objetivo de 20 acadêmicos da Católica SC que durante 12 sábados no primeiro semestre de 2013, darão aulas de reforço escolar para estudantes da Escola Renato Pradi no Bairro São Luís em Jaraguá do Sul. As aulas iniciarão no próximo dia 13 de abril nas salas de aula da escola. A iniciativa é da Associação Amigos do Vôlei – Amivôlei e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Pradi em parceria com a Católica de Santa Catarina, através do setor de Extensão Comunitária.

Alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental receberão reforço nas disciplinas de matemática e inglês, que serão ministradas voluntariamente por acadêmicos da Católica SC. Além disso, os estudantes do 1º ao 9º ano terão orientações sobre informática por meio do projeto de Inclusão Digital e poderão aprender mais sobre as estratégias do xadrez e técnicas de vôlei. Todas as oficinas e aulas, exceto vôlei terão os acadêmicos da Católica SC como monitores. “Também queremos realizar, uma vez por mês, palestras orientativas sobre saúde, educação, cidadania, mercado de trabalho, entre outros temas”, confira o professor de Educação Física e organizador das aulas de reforço, Cezar Augusto Carneiro de Oliveira.

Para preparar e lecionar os conteúdos das disciplinas, os acadêmicos da Católica SC tiveram como base o livro didático utilizado pelos professores da escola, além de participarem de um treinamento oferecido pela equipe do Setor de Extensão da Instituição. Cerca de 80 crianças com faixa etária de 10 a 14 anos, participam da iniciativa.

Projeto teve início em 2012 na escola

Este é o segundo ano do Projeto na Escola Renato Pradi. Em 2012 as aulas de reforços somaram 32 horas divididas em 8 encontros. “Apesar do pouco tempo disponível, este projeto foi bastante proveitoso para os nossos alunos, comprovado pela melhora da maioria das médias do 2º para o 3º Bimestre de 2012. As crianças se sentiram prestigiadas e se engajaram com dedicação e responsabilidade. Este ano, teremos mais aulas e a expectativa é que o rendimento aumente ainda mais”, comenta o professor Cezar.

Além de oportunizar um aprendizado diferente e lazer para a comunidade escolar, o projeto objetiva também a socialização e integração entre os alunos e o aproveitamento do espaço da unidade escolar durante os finais de semana, mantendo as crianças e a comunidade mais próximas.

De acordo com o professor João Arnoldo Gascho do Núcleo de Projetos Comunitários da Católica de Santa Catarina, a iniciativa beneficia os dois lados, tantos os acadêmicos envolvidos nas atividades, quantos as crianças que têm a oportunidade de apreender. “Os nossos acadêmicos, cada um de acordo com suas possibilidades e habilidades, colaboram nesse processo em que se constrói cidadania e se pratica solidariedade, objetivos do Projeto Comunitário como componente curricular dos cursos de graduação da Católica de Santa Catarina”, finaliza.

Mais informações pelo telefone (47) 3275-8330 ou pelo e-mail projetocomunitario@catolicasc.org.br