Compartilhar o conhecimento com crianças e adolescentes. Esse é o objetivo de 20 acadêmicos da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul que, durante 12 sábados no primeiro semestre de 2013, darão aulas de reforço escolar para estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Pradi, no Bairro São Luís. As aulas iniciarão no próximo dia 20 de abril a partir das 8 horas nas salas de aula da própria escola. A iniciativa é uma parceria da Católica de Santa Catarina, por meio do Setor de Extensão Comunitária, juntamente com a Associação Amigos do Vôlei – Amivôlei e a Escola Renato Pradi.

Alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental receberão reforço nas disciplinas de matemática e inglês, que serão ministradas voluntariamente pelos acadêmicos da Católica de Santa Catarina. Além disso, os estudantes do 1º ao 9º ano terão orientações sobre informática por meio do projeto de Inclusão Digital e poderão aprender mais sobre as estratégias do xadrez e técnicas de vôlei. Os acadêmicos da Católica SC também auxiliarão os alunos nas atividades ligadas a informática e xadrez.  

Todas as oficinas e aulas, exceto vôlei, terão os acadêmicos da Católica como monitores. “Também queremos realizar, uma vez por mês, palestras de orientação sobre saúde, educação, cidadania, mercado de trabalho, entre outros temas”, afirma o professor de Educação Física da Escola Renato Pradi e organizador das aulas de reforço, Cezar Augusto Carneiro de Oliveira.

Para preparar e lecionar os conteúdos das disciplinas, os acadêmicos da Católica SC tiveram como base o livro didático utilizado pelos professores da escola, além de participarem de um treinamento oferecido pela equipe do Setor de Extensão da Instituição. Cerca de 80 crianças com faixa etária de 10 a 14 anos, participam da iniciativa.

Projeto teve início em 2012 na escola

Este é o segundo ano do Projeto na Escola Renato Pradi. Em 2012, as aulas de reforço somaram 32 horas divididas em oito encontros. “Apesar do pouco tempo disponível, este projeto foi bastante proveitoso para os nossos alunos, comprovado pela melhora da maioria das médias do 2º para o 3º bimestre de 2012. As crianças se sentiram prestigiadas e se engajaram com dedicação e responsabilidade. Este ano, teremos mais aulas e a expectativa é de que o rendimento aumente ainda mais”, comenta o professor Cezar.

Além de oportunizar um aprendizado diferente e lazer para a comunidade escolar, o projeto objetiva também a socialização e integração entre os alunos e o aproveitamento do espaço da unidade escolar durante os finais de semana, mantendo as crianças e a comunidade mais próximas.

De acordo com o professor João Arnoldo Gascho do Núcleo de Projetos Comunitários da Católica de Santa Catarina, a iniciativa beneficia os dois lados, tantos os acadêmicos envolvidos nas atividades, quantos as crianças que têm a oportunidade de apreender. “Os nossos acadêmicos, cada um de acordo com suas possibilidades e habilidades, colaboram nesse processo em que se constrói cidadania e se pratica solidariedade”, finaliza.

Mais informações sobre o projeto pelo telefone (47) 3275-8330 ou pelo e-mail projetocomunitario@catolicasc.org.br