No último sábado, 20 idosos de Jaraguá do Sul receberam os certificados do curso gratuito de Inclusão Digital promovido pela Católica de Santa Catarina. A partir de agora, eles estão preparados para ter acesso ao mundo virtual, onde não há barreiras para o conhecimento e a possibilidade de se relacionar e conhecer novas pessoas.
O curso começou no dia 20 de setembro e ocorreu aos sábados, com o acompanhamento de 15 acadêmicos da Instituição. A capacitação foi oferecida através do Projeto Comunitário, disciplina que faz parte da grade curricular dos cursos da Católica.
Entre os idosos que se formaram havia aqueles que tiveram seu primeiro contato com o computador e outros que já haviam feito o curso básico e quiseram aperfeiçoar o que haviam aprendido. A coordenadora do Projeto Comunitário, Diva Spezia Ranghetti, afirma que esse contato com a nova tecnologia faz com que os idosos se sintam parte do mundo.
“A tecnologia veio para ficar e a pessoa não pode se anular diante disso. É preciso enfrentar o desafio e se familiarizar com a questão”, destaca. Diva também destaca que, ao realizar pesquisas e se relacionar com as pessoas através da Internet, o idoso mantém a memória ativa e aprende coisas novas.
Até dois meses atrás, a dona de casa Maria Aparecida da Rosa, 50 anos, sequer sabia ligar e desligar o notebook que tem em casa. Agora, com o certificado do curso nas mãos, ela faz planos: quer utilizar o e-mail e as redes sociais para manter mais contato com as duas filhas casadas e os parentes que moram no Rio Grande do Sul.
As acadêmicas que acompanharam Maria na capacitação, Marlize de Freitas, 28 anos, e Morgana Bettoni, 18, ambas do curso de Administração, participaram do Projeto Comunitário pela primeira vez e afirmam que a experiência de compartilhar conhecimentos com outras pessoas ultrapassou os limites do laboratório de informática.
“É muito gratificante. A gente cria um relacionamento de amizade e aprende muito mais do que ensina”, comenta Marlize.
A próximas turmas do projeto de Inclusão Digital serão abertas pelo Projeto Comunitário em março de 2015. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3275-8330, das 8 às 21 horas.