Com o tema “Hábitos de inovação”, o professor doutor Luiz Márcio Spinosa, da PUCPR, fala para acadêmicos e professores dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção no dia 7 de junho, terça-feira.

O evento ocorre às 19 horas na Sala 302 do Bloco G do câmpus da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul. Conforme explica o professor da disciplina de Empreendedorismo, o aumento da competitividade numa economia globalizada demanda estratégias que possam fortalecer seu vínculo com o mercado atual e novas possibilidades além de fronteiras regionais e nacionais.

Entende que nesse momento estruturar a organização para que ela alcance a categoria de “classe mundial” pode ser uma destas estratégias. “Desta forma, uma empresa que planeja aumentar a sua competitividade sente-se motivada a investir em práticas voltadas ao desenvolvimento e monitoramento sistemático de novas tecnologias; buscar novas formas de desenvolver suas atividades seja na criação de novos produtos, serviços, processos, ou ainda melhorando os já existentes. Isso se trata de uma cultura inovadora que pode ser adquirida por meio do aprendizado contínuo, do constante investimento em pesquisa e desenvolvimento, estimulando, motivando e recompensando o lado empreendedor das pessoas de forma a proporcionar o desenvolvimento de equipes de trabalho que interajam e usem a criatividade no desenvolvimento e na busca do novo”.