Mais de 1000 jovens da Pastoral juvenil Marista (PJM) se reúnem nos dias 04 e 05 de maio, no Colégio Marista Santa Maria, em Curitiba, para a II Jornada Provincial Marista das Juventudes. O evento, realizado pelo Setor de Pastoral do Grupo Marista, é parte da preparação que os jovens Maristas estão realizando para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro.
O encontro terá 24 horas seguidas de programação, que contemplam rodas de conversa, painéis temáticos, atividades culturais, momentos de reflexão e oração. O evento irá reunir jovens de cinco estados brasileiros, de mais de 20 cidades. Com o lema: CHANGE! Faça a diferença, a II Jornada Marista busca ser um espaço de celebração, formação e manifestação das diversas juventudes existentes. “A Jornada Marista é um momento que vai além da reflexão e oração, é um espaço para discutir e debater lideranças, política, sociedade, por olhares diferentes e respeito.”, afirma Amanda Podanoscki, que esteve na I Jornada e participa da PJM há sete anos.
Na programação, destaca-se a presença da ex-senadora Marina Silva em uma palestra sobre “atuação política das juventudes e meio ambiente”. Marina, que iniciou sua carreira política ainda jovem, foi a senadora eleita mais nova da história da República. Ficou à frente do Ministério do Meio Ambiente por cinco anos e é considerada líder socioambiental do Brasil.
Outro destaque é o painel que discutirá os impactos juvenis na sociedade, com a presença de Rebeca Ribas, do Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE) e Isadora Faber, adolescente criadora da fan page Diário de Classe. Isadora ficou famosa por criar uma página no facebook para revelar os problemas da sua instituição de ensino.
As atividades da II Jornada Provincial Marista das Juventudes poderão ser acompanhadas pela fanpage da PJM em www.facebook.com/PastoralJuvenil / http://www.facebook.com/PastoralJuvenil Marista.
Pastoral Juvenil Marista – O cerne está em promover o protagonismo juvenil na participação sociopolítica e eclesial, transcendendo as diversidades na luta por uma sociedade mais justa, solidária e fraterna. Atualmente, cerca de 7.000 adolescentes e jovens participam das atividades da PJM em todo o território nacional.