O Grupo de Robótica da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul promove, durante os meses de maio e junho, o curso “Programação com Arduino Básico”. A capacitação ocorre durante quatro sábados: em maio, nos dias 7, 14 e 21, e, em junho, no dia 4. Os encontros ocorrerão das 8h às 17h, no Laboratório de Hardware da unidade. As inscrições devem ser feitas até 5 de maio.
O curso é aberto a acadêmicos do Curso de Sistemas de Informação e a comunidade em geral, e são oferecidas 30 vagas. O curso será ministrado pelo professor da Católica SC, Manfred Heil Júnior. Para participar, é necessário ter conhecimento em informática básica, mas não é exigido saber sobre programação.
Através da capacitação, o aluno irá adquirir noções de eletrônica básica e programação, além de realizar experimentos com o kit Arduino. Arduino é um microprocessador que pode ser programado para executar diversas tarefas – como, por exemplo, controlar a temperatura de uma sala, acionando automaticamente o ar-condicionado quando o ambiente atinge determinado grau de calor. Também pode ser utilizado para interagir com outros componentes, como sensores e aparelhos.
Esta é a primeira vez que a Instituição oferece um curso nessa área. De acordo com o coordenador do Curso de Sistemas de Informação, Maurício Henning, a intenção é oferecer, futuramente, um curso mais avançado para que os participantes desenvolvam projetos nas áreas de robótica e automação – que estão se expandindo rapidamente por causa do surgimento de novas tecnologias.
O investimento é de R$ 270,00 (à vista) ou em três parcelas de R$ 90,00 (a prazo).
Henning destaca que, através do curso, o Grupo de Robótica pretende arrecadar recursos para a participação da equipe Wickedbotz na 12 ª Winter Challenge 2016”, evento internacional de robótica que ocorre em São Caetano do Sul (SP), em junho.
A verba será utilizada para custear as despesas de transporte e alojamento dos competidores e de inscrição dos robôs. O grupo sagrou-se campeão do evento em 2014, na categoria Trekking. Na prova, os robôs autônomos – que utilizam GPS, bússola e sonares – tiveram de percorrer um campo de futebol, localizando três cones.
A Wickedbotz é uma equipe de guerra de robôs criada em 2008, em Joinville, que tem como objetivo participar de competições nacionais e internacionais de robôs. Atualmente, o grupo envolve acadêmicos dos cursos de Sistemas de Informação e de Engenharia Elétrica e Mecânica das unidades de Jaraguá do Sul e Joinville.
Além de levar o nome da Católica SC nas disputas em que participa, o grupo também difunde o conhecimento da robótica para a comunidade onde está inserido.
Outras informações sobre o curso podem ser obtidas com Maurício Henning, pelo telefone (47) 3275-8229 ou pelo e-mail mhenning@catolicasc.org.br.
Clique aqui para se inscrever no curso Programação com Arduino Básico