O Grupo de Robótica da Católica de Santa Catarina criou uma ferramenta de realidade avançada para o curso de Arquitetura e Urbanismo, com o uso de uma caixa de areia. O objetivo é facilitar a compreensão dos conteúdos relacionados à disciplina de Topografia.

O projeto foi orientado pelos professores do Curso de Sistemas de Informação, Maurício Henning e Manfred Heil Júnior, em parceria com o Centro de Usinagem do Curso de Engenharia Mecânica e acadêmicos. Através da ferramenta, os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo podem simular alterações topográficas no ambiente.

Para que isso fosse possível, foram utilizados um computador (que roda um software específico de topografia), um projetor e um Kinect (sensor de movimentos desenvolvido para os videogames Xbox 360 e Xbox One). A imagem transmitida pelo software é projetada na caixa de areia e, quando os alunos mexem, os movimentos são captados pelo sensor. Essa estratégia possibilita que paisagem seja alterada visualmente e acompanhada pelos estudantes em tempo real

O projeto começou a ser desenvolvido há cerca de três meses. Depois de ser aprovado na fase de testes, o equipamento deve começar a ser utilizado pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo nos próximos dias.

Confira o vídeo mostrando como funciona a caixa de areia com realidade avançada

Através da ferramenta, acadêmicos podem simular alterações topográficas no ambiente

Através da ferramenta, acadêmicos podem simular alterações topográficas no ambiente