Os acadêmicos da 5ª fase do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Católica de Santa Catarina, Jaraguá do Sul, participam amanhã (31) de uma viagem técnica de estudos a “Unidade de Negócio de Industrialização de Xisto – Petrobras SIX”, em São Mateus do Sul, no Paraná. Participam também da viagem professores do curso e alguns acadêmicos da graduação de Engenharia Mecânica.

Em São Mateus do Sul, os acadêmicos visitarão a unidade de mineração e processamento de xisto da Petrobrás. O xisto é uma rocha sedimentar que contém querogênio, um complexo orgânico que se decompõe termicamente e produz óleo e gás. Na região, há duas camadas de xisto: uma superior com 6,4 metros de espessura e 6,4% de teor de óleo, e outra inferior com 3,2 metros de espessura e teor de óleo de 9,1%. A unidade ocupa uma área de 7 milhões de metros quadrados e é considerada uma das mais importantes do mundo na exploração do mineral.

A unidade processa diariamente 7.800 toneladas de xisto, que dão origem a produtos como óleo combustível, nafta industrial, gás combustível, GLP (gás de cozinha), enxofre e subprodutos que podem ser utilizados nas indústrias de asfalto, cimento, agrícola e de cerâmica. “Além de extrair e processar o xisto, a unidade funciona também como um centro avançado em pesquisa na área de refino e desenvolve uma série de projetos em conjunto com o Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes) e universidades de todo o Brasil. Será uma oportunidade para agregar conhecimento e conhecer in loco o beneficiamento do xisto”, afirma a coordenadora do curso, professora Cristiane Gascho.