No último dia 11 (sexta-feira) os acadêmicos da 9ª fase do curso de Engenharia Elétrica da Católica de Santa Catarina, unidade de Jaraguá do Sul realizaram uma atividade prática no laboratório de Ciências Térmicas como aplicação do conteúdo teórico da disciplina de Transferência de Calor, lecionada pelo professor Luizildo Pitol Filho.

A turma foi a primeira a utilizar os novos equipamentos adquiridos pela Instituição entre o ano passado e este ano. Os alunos utilizaram as bancadas didáticas de Trocador de Calor a Placas e o de Convecção Forçada, durante a aula prática.

Para a realização das atividades os acadêmicos foram divididos em grupos, sendo que cada grupo trabalhou um experimento.

  • Túnel de convecção forçada;
  • Escoamento em diferentes arranjos de aletas;
  • Trocador de calor a placas.

O professor Luizildo, explica que os primeiros experimentos (túnel e arranjo) possibilitam o estudo das condições de transferência de calor ao redor de objetos cilíndricos, com ou sem fonte de calor. Destas condições pode-se calcular, a partir de correlações da literatura, um coeficiente de troca térmica, que é fundamental para o dimensionamento de trocadores de calor, que são equipamentos imprescindíveis em qualquer indústria, destinados a resfriar ou aquecer fluidos, tais como ar, água, óleos etc.

“Os experimentos vêm a complementar a parte teórica desenvolvida em sala de aula e são fundamentais para uma melhor compreensão dos conceitos. A atividade prática será complementada em sala de aula, em que os acadêmicos apresentarão e discutirão seus resultados com os colegas”, finalizou o professor