Organização, planejamento e orientação. Essas são as palavras chaves para a profissão de administrador. Por ser fundamental em todas as empresas independente do tamanho ou setor de atuação, o campo de trabalho para o administrador é muito amplo, se expandindo também a administração pública, municipal, estadual e federal. “Nas grandes empresas normalmente o profissional lida em áreas específicas, tais como finanças, marketing, RH, materiais, logística, custos, produção e operações, comercio exterior entre outras. Nas pequenas empresas há maiores exigências para atuação mais generalizada envolvendo todas as áreas”, comenta o coordenador do curso de Administração da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, professor Jorge Harry Harzer.  

Estudante da primeira fase do curso de Administração na Católica SC em Jaraguá do Sul, Normanda Katheen Nunes Teixeira, já sabe que para ter um bom desempenho sendo uma profissional da área, algumas especialidades e características são essenciais.  “Motivação, compromisso, ética, capacidade para resolver problemas, ser um bom ouvinte com os colegas e ter uma ótima visão diante dos problemas impostos, observador e sempre trabalhar em equipe, pois o administrador não trabalha sozinho”, confirma. O professor Jorge acrescenta ainda a essa lista de qualidades, “visão sistêmica da organização e das forças externas que impactam na sua sobrevivência, capacidade de lidar com valores numéricos e estabelecer e implantar estratégias competitivas”. 

Por ter essa gama de opções de áreas de atuação dentro da Administração, os jovens que iniciam a graduação muitas vezes ainda não têm certeza de qual formação quer seguir. Por isso, a Católica SC em Jaraguá do Sul oferece a matriz curricular flexível com três linhas de formação (Marketing, Comércio Exterior e Gestão Empresarial). “O acadêmico começa a graduação e não precisa decidir na hora o que quer fazer, pode vivenciar as matérias para depois na quinta fase, com mais segurança, escolher qual área quer seguir”, finaliza o docente.

Na 7ª fase do curso de Administração, prestes a se formar, o estudante Marco Antônio Pensak, destaca que o Trabalho de Conclusão de Curso é uma ótima oportunidade para colocar todo o aprendizado teórico adquirido em 4 anos de graduação, em prática. “O meu TCC será finalizado no próximo semestre, mas é a melhor parte do curso porque é neste momento, a partir do desenvolvimento de um empreendimento com características reais, em que são aplicadas as características desenvolvidas no decorrer da graduação”, confirma o jovem que atua como Assistente de Atendimento em uma grande agência de comunicação de Jaraguá do Sul.

De acordo com uma edição da Revista Brasileira de Administração do ano passado, publicada pelo Conselho Federal de Administração – CFA, “o mercado de trabalho para profissionais em Administração é o mais promissor que existe”. Isso porque a quantidade de empresas registradas no País é muito maior que o número de administradores. Na região Sul do Brasil o cenário não é diferente. Segundo o professor Jorge, muitos profissionais administradores já ingressam no mercado ainda na graduação, por meio de estágios e assim que finalizam o curso são efetivados pelas organizações onde trabalham. A média salarial do bacharel em Administração, segundo o Conselho Federal de Administração, é de R$ 4 mil mensais.

Ciente da competitividade do mercado, Normanda comenta que não pretende parar de estudar e sempre irá buscar especialidades e cursos de atualização na área. “A cada dia as empresas estão ficando mais exigentes, portanto, todo e qualquer tipo de qualificação pode ser pouca, diante desse mercado de trabalho que é tão concorrido”, conclui a acadêmica.

Inscrições seguem até o dia 16 de junho

Seguem, até o próximo dia 16 de junho, as inscrições para o Vestibular de Inverno da Católica SC. Interessados podem confirmar a inscrição pelo site 10.100.3.85/ingresso/vestibular, quitando uma taxa no valor de R$ 30,00. Neste vestibular estão sendo ofertadas vagas nos cursos de Administração (noturno), Direito (noturno), Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (noturno) e Engenharia de Produção (vespertino/noturno) na unidade de Jaraguá do Sul. A prova acontecerá no dia 23 de junho, das 14h às 18h, na Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, localizada na Rua dos Imigrantes, 500, Bairro Rau.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (47) 3275-8251 em Jaraguá do Sul, ou pelo e-mail vestibular@catolicasc.org.br.