As acadêmicas, Letícia dos Santos e Rillary Alves de Jesus, estudantes da 2ª fase do curso de Nutrição da Católica de Santa Catarina em Joinville participaram no último mês do evento VER – SUS em Florianópolis. O VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) é um projeto nacional financiado pelo Ministério da Saúde que acontece em vários estados do Brasil e pela primeira, é realizado em Santa Catarina.

O propósito do projeto é permitir que acadêmicos dos cursos das áreas da saúde possam vivenciar as práticas e rotinas implementadas pelos municípios em articulação com as Políticas Vigentes no Sistema único de Saúde – SUS, especialmente no que tange a gestão e estratégias diversas. Na prática, são permitidas aos acadêmicos, vivências de observação e diálogo com gestores e usuários de Unidades Básicas de Saúde, Estratégias da Saúde da Família, Hospitais e outros espaços. Após estas vivências os acadêmicos desenvolvem uma série de estudos que visam identificar as ações destes setores embasadas nas políticas do SUS.

De acordo com a estudante Letícia dos Santos, destaca os sete dias de atividades, quatro deles destinados a vivências da rotina de hospitais, centros de saúde, unidade de pronto atendimento, organizações não governamentais (ONG’s) e entre outros setores de saúde, como sendo de grande aprendizado e conscientização da realidade do serviço público de saúde, “este evento com certeza, fez com que eu ficasse mais consciente e conhecesse a realidade do SUS, seus princípios, limitações e seu funcionamento. Podemos conhecer também, a importância do profissional nutricionista nas unidades do SUS e também a interação da minha futura profissão com os outros profissionais da área de saúde. Adorei, foi uma experiência única e inesquecível”, comentou a jovem.

O projeto pretende também, estimular a formação de novos profissionais para o SUS, que compreendam suas diretrizes, princípios, bem como as ferramentas de promoção em saúde e da interdisciplinaridade. Durante o evento, é ressaltada, também, a importância da saúde em seu conceito ampliado, que ultrapassa o estar ou não doente. Por fim, almeja-se que profissionais e estudantes assumam seu papel como protagonistas da transformação do sistema e da sociedade.