Quem passou pela feirinha de produtos orgânicos localizada no térreo do Shopping Mueller na manhã desta quarta-feira (16) teve a oportunidade de ouvir dicas e provar alimentos que podem auxiliar numa vida mais saudável. A atividade envolveu acadêmicos do curso de Nutrição da Católica de Santa Catarina, com o objetivo de aproximá-los da realidade dos consumidores e desta maneira colocarem em prática o que aprendem em sala de aula.
Conforme a professora Mariana Duprat, responsável pela disciplina de Técnicas Dietéticas I, a resposta do público foi muito positiva. A iniciativa envolveu 33 estudantes da terceira fase das 8 às 12 horas – no período de aulas – e deu oportunidade aos futuros nutricionistas explicarem questões relacionadas como seleção e compra de alimentos, valor nutricional e até mesmo dando sugestões de aproveitamento e preparo dos alimentos. Na atividade foram também oferecidas degustações de alimentos preparados nos laboratórios da instituição.
“Estamos muito felizes com a receptividade do curso pela comunidade. Nesta primeira participação dos estudantes em um evento para o público percebemos como é importante trocar informações e mostrar que a nutrição vai além da questão estética e principalmente perceber que as pessoas já compreendem esta condição”, assinala Mariana.
Atualmente, a Católica SC mantém 3 turmas no curso de Nutrição. A docente explica que da estrutura de ensino que a instituição oferece, uma das características da graduação é a ênfase quanto à segurança alimentar e importância social da formação nesta área. O representante comercial Rosalvo Perfeito Alquini, que passou pelo local e conversou com os estudantes, aprovou a atividade. “Na minha casa já seguimos algumas destas orientações, mas abordagens assim, explicativas, ajudam a incentivar mais pessoas a cuidarem da da alimentação”, elogiou.
O aluno Pedro Miguel Garcia entende que a experiência de compartilhar o aprendizado em sala de aula é fundamental para quem busca inserção no mercado. Com formação complementar em Química e cursando Informática, ele conta que antes de cursar Nutrição frequentou dois meses do curso de Gastronomia “Percebi que meu interesse maior é pelo processo e encontrei nesta graduação o que buscava”, reforça. A colega Jaqueline Schroeder também se mostra otimista com o desenvolvimento do curso. “Com essa atividade de interação com o público a gente percebe a importância do curso e como as pessoas ficam satisfeitas com nosso trabalho. Temos muitas ideias que podemos colocar em prática nas próximas edições”, disse.