“Como gestores da educação temos uma responsabilidade muito grande com a qualidade do ensino nos próximos anos”. A afirmação é do professor-doutor Paulo Wollinger, do Instituto Federal de Santa Catarina, convidado pela Católica SC para proferir a palestra “Finalidades e competências da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES). Processo de avaliação e regulação institucional e de cursos adotados pelo MEC” a coordenadores de cursos e reitoria.

Com a experiência de ter atuado na Secretaria Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação no período em que foram criados os Institutos Federais de Educação, Paulo descreveu cenários do Brasil com a ênfase ao desenvolvimento social dos últimos governos. Para ele, o Brasil passa por uma transformação social sem precedentes, com a inclusão de 70% das pessoas que estavam sem poder aquisitivo.

Paulo Wollinger citou também os avanços na educação. “O orçamento do MEC para a educação em 2002 era de 19 bilhões de reais, no ano seguinte passou a 23 bilhões, e em 2010 passou a 65 bilhões, o que gera uma mudança radical do perfil social. Há uma expectativa de que 30% dos jovens de 18 a 24 anos estejam no ensino superior do Brasil”. Lembrou que em 2010 o Brasil alcançou um patamar antes não imaginado na educação, de cada 3 brasileiros 1 está na escola, com 66,7% dos brasileiros buscando algum tipo de formação. Hoje são 6 milhões e meio matriculados nos três graus do ensino superior, de bacharelado, licenciatura e tecnólogo, em 30 mil cursos de graduação de 2 mil instituições de ensino.

“Nós como gestores da educação temos alguns problemas muito graves para resolver urgentemente sob pena de comprometer o próprio desenvolvimento do Brasil. Para isso precisamos formar professores qualificados para alcançarmos esse resultado, com metodologia apropriada e projeto pedagógico”, completa.

A Pró-Reitora Acadêmica da Católica de Santa Catarina, professora Anadir Elenir Pradi Vendruscolo, afirma que a palestra contribui de forma consistente, para que os coordenadores compreendessem as finalidades e as competências da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), além de estimular os professores a planejar ações relativas aos processos de avaliação e regulação coerentes com as diretrizes do MEC, de forma a evidenciar a qualidade e os diferenciais da Católica de Santa Catarina.