A pandemia mundial de coronavírus, o causador da Covid-19, tem movido profissionais de diversas especialidades em ações de combate. Na Católica SC, um time da área de tecnologia soma esforços, há duas semanas, para o desenvolvimento do sistema de triagem para o Hospital de Campanha em Joinville. Os professores Rodrigo Mello Mattos Habib Gregori, Glauco Scheffel, Diogo Winck e Manfred Heil Jr., o aluno Lucas Cordeiro e o egresso Luiz Almeida Junior optaram por colaborar voluntariamente com a unidade. “É uma iniciativa da Tupy com a Secretaria de Saúde de Joinville.

Para lá, vão as pessoas com suspeita de covid, que são examinadas e avaliadas. Dependendo da situação, são encaminhadas para uma UPA ou um hospital, ou devem ficar em casa, em quarentena”, explica Glauco. “O Dr. Luiz Henrique Melo, infectologista, está coordenando esse centro de triagem. A pedidos dele, entraram em contato conosco e montamos a equipe.

Estamos movidos por um sentimento de cidadania, o que demonstra também o comprometimento dos alunos”, acrescenta. O sistema armazena dados como queixas, comorbidades e sinais vitais e, conforme informações passadas pelos médicos, classifica o paciente em grau de risco e compila subsídios para a análise epidemiológica. “A aplicação entrou no ar em tempo recorde, cerca de sete dias. Estamos constantemente fazendo melhorias”, conta o professor.

Sobre a Católica SC A Católica SC é um centro universitário com câmpus em Jaraguá do Sul e Joinville e unidades em Itajaí e Florianópolis. Tem mais de quatro mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação, cursos livres e Educação a Distância. Em 31 de agosto, completará 47 anos de atuação, sempre de olho no futuro e na inovação, mas sem esquecer suas origens.

Você já conhece os #AgentesDoBem da Católica SC?
Aperte o play e confira!