Acadêmicos dos cursos de engenharia da Católica de Santa Catarina participam nos dias 5 e 6 de julho do 1º Fórum de Projetos Integradores, organizado o objetivo de permitir que os estudantes possam compartilhar o que aprenderam em sala de aula. Conforme o coordenador do curso de Engenharia Mecânica Moisés Luiz Parucker, no fórum serão apresentados trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos no primeiro semestre letivo, por meio de pôsteres, slides e artigos explicando metodologicamente os trabalhos.

O Projeto Integrador das Engenharias foi concebido e coordenado pelos professores coordenadores e planejado em conjunto com todos os professores que lecionam nos cursos de engenharia da instituição – mecânica, elétrica, civil e de produção. “O aluno universitário precisa construir conceitos, desenvolver competências e atitudes para analisar, questionar, discutir e decidir sobre questões relacionadas à sua futura profissão e a sua condição como cidadão. Para tanto, é necessário que ele compreenda as relações estabelecidas em seu entorno e em um contexto social mais amplo, posicionando-se de forma crítica e propondo ações criativas e sustentáveis para a melhoria da qualidade de vida. Neste sentido, o projeto apresenta uma perspectiva interdisciplinar no tocante à formação de futuros engenheiros, em relação ao tema devidamente problematizado e adequado à matriz curricular, o que pressupõe professores comprometidos em desenvolver uma postura na mesma dimensão, interdisciplinar – do trabalho pedagógico”, comenta o professor Moisés.

A integração de conhecimentos ocorreu por meio das disciplinas da 1a. fase: comunicação e expressão, metodologia científica, cálculo diferencial e integral, álgebra e geometria analítica, programação para engenharia e introdução a engenharia. O tema central foi um conteúdo de álgebra: resolução de sistemas lineares e a partir deste tema se abordou a busca de soluções por meio de situações-problemas em cada área da engenharia: civil (cálculo de esforços de treliças), mecânica (variação de temperatura em processos industriais), elétrica (resolução de circuitos elétricos de múltiplas malhas) e produção (maximização da receita líquida de um fluxo de caixa). Os estudantes desenvolveram um modelo matemático e a partir de então, a programação para buscar a solução por meio de um programa de simulação. O trabalho compreendeu o desenvolvimento de algumas competências da profissão em cada área da engenharia, a busca de outros conhecimento ainda não apreendidos, o desenvolvimento do espírito de equipe por meio de  atividades com responsabilização para resultados, além da aprendizagem para desenvolvimento de projetos e comunicação escrita e oral. Durante esta primeira fase do curso, na perspectiva de formação técnica, social e humanística, o estudante teve uma visão das atribuições da sua formação  como engenheiro.

A atividade vai ocorrer no período da manha na unidade da Católica SC na Rua Visconde de Taunay, 427, no centro.