Joinville é o maior polo industrial metal mecânico Santa Catarina. Lidera a lista das cidades com maior PIB (Produto Interno Bruto) do Estado e ocupa o terceiro lugar na classificação das cidades com maior PIB no Sul do País. É um município repleto de oportunidades, em especial na área de engenharia mecânica, um prato cheio para os apaixonados por mecânica e que queiram contribuir para o aprimoramento da potência de tecnologias e conectividade.

O engenheiro mecânico pode atuar em processos, em estudos e em projetos de sistemas mecânicos; sistemas térmicos e de energia; engenharia de fluidos; estruturas e elementos de máquinas; montagem de sistemas mecânicos; térmicos; e eletromecânicos. Além disso, tem oportunidades nas indústrias automobilística, de energia, petroquímica, metal-mecânica, de produção naval e aeronáutica; como consultor; em assistência técnica; junto a seguradoras; em usinas hidrelétricas, operações logísticas e na área comercial.

O campo de atuação é vasto, abrange aplicações deste uma prótese dentária até simulações digitais complexas. É uma ótima profissão para quem tem raciocínio rápido e lógico. Perfeita para quem gosta de calcular, inovar, criar e melhorar a vida das pessoas. O conteúdo programático conta com disciplinas focadas em temas como álgebra, automação, desenho, estatística, física, geometria, máquinas, materiais, química e termodinâmica. Além disso, são trabalhados os comportamentos socioemocionais, preparando melhor o profissional para interagir com pessoas e resolver conflitos.

Um dos atrativos da engenharia mecânica é a interdisciplinaridade com outras engenharias, pois estuda área comuns que são base de outras engenharias. Assim, é possível desenvolver atividades em interação com profissionais de outros campos de atuação, como automação, civil, elétrica, mecatrônica, controles, produção e telecomunicações.

A Católica SC oferece uma sólida formação para bacharel na área, composta por atividades de monitoria e assessoramento, ao longo de cinco anos, além de um apoio diferenciado da Central de Carreiras para a busca de oportunidades de emprego. O investimento mensal é de R$ 1.044. O curso é oferecido no período noturno, das 19h às 22h30.

Possibilidades de atuação
O engenheiro mecânico poderá atuar em dois grandes segmentos: industrial e de serviços. Na indústria, reúne competências para atuar em indústria de fabricação de máquinas industriais e agrícolas, automobilística, aeronáutica, eletroeletrônica, cerâmica, naval, petroquímica, siderúrgica, agroindústria, petróleo e produção de energia.

No segmento de serviços, é possível contribuir em áreas de consultoria, assessoria, assistência técnica, especificação e aplicação de componentes, máquinas e equipamentos mecânicos, como instrutor técnico, bancos de investimentos, seguradoras, logística, além do setor público.