Energias renováveis, carros elétricos, eficiência energética, dispositivos eletrônicos móveis, indústria 4.0 e realidade virtual. São termos bem frequentes e em alta, não é mesmo? Todos eles têm conexão com um profissional muito importante no mercado de trabalho atual: o engenheiro eletricista. Já parou para pensar na quantidade de atividades que dependem de eletricidade? É difícil imaginar uma vida sem energia elétrica.

O campo é vasto, pois a engenharia elétrica é a área da engenharia responsável pela concepção, operação e manutenção de equipamentos e sistemas elétricos. O profissional é capacitado para estar à frente de processos de geração, transmissão, distribuição e utilização da energia; projetar soluções em termos de máquinas, equipamentos, eletrônicos, automação e telecomunicações; ser consultor; realizar vistorias, perícias e avaliações; e atuar na área de pesquisa e inovação científica.

O bacharelado em Engenharia Elétrica da Católica SC promove o desenvolvimento intelectual e profissional do acadêmico ao formar profissionais com uma visão organizacional, humana e empresarial do setor. Além das aulas, há atividades nos laboratórios de Mecânica dos Fluidos e Energias Renováveis, pesquisas, projetos, estágios, eventos e viagens acadêmicas.

O curso conta com um projeto pedagógico focado no desenvolvimento de diferentes competências profissionais. Isso se reflete no corpo docente, formado por profissionais que unem teoria e prática por meio de forte ligação com a indústria regional, e na matriz curricular. Por isso, forma profissionais com excelente bagagem acadêmica e ética, comprometidos com o desenvolvimento do país.

Ao longo dos cinco anos, o conteúdo programático conta com disciplinas focadas em álgebra, cálculo, desenho, estatística, física, equações, programação, materiais, química, circuitos, eletromagnetismo, mecânica, eletrônica, transporte, instalações, máquinas, sistemas, automação, segurança, redes, planejamento e telecomunicações. Além disso, há espaço garantido para o desenvolvimento de soft skills como autoconhecimento, comunicação, empreendedorismo, criatividade, inovação, liderança e autodesenvolvimento.