O ENEM é uma das principais formas de ingresso para quem sonha em iniciar uma vida acadêmica. Neste ano, as provas acontecem em dois domingos, nos dias 13 e 20 de novembro. 

Depois de 3 anos no ensino médio, o Exame Nacional faz um compilado de tudo o que você aprendeu durante esse período e aplica em uma prova de 180 questões. E para você que vai realizar o ENEM em 2022, em primeiro lugar: calma! E em segundo: continua lendo este texto que temos dicas importantíssimas para você se sair muito bem! 

Controle sua respiração

A respiração é como se fosse um guia, que pode te levar a tensão, mas também pode te levar ao relaxamento, e quem comanda ela? você! 

Por isso, respire e inspire fundo antes, durante e depois também. 

E você sabia que ao controlar o ar que entra e sai do seu nariz, você encontra mais tranquilidade e consegue deletar aos pouquinhos o nervosismo da sua mente? 

Por isso, ao se sentir nervoso(a), faça uma pausa, respire com calma, beba água, respire mais um pouco e continue. 

Tenha uma boa noite de sono

Uma noite bem dormida só pode resultar em um bom dia de produtividade. 

Na noite que antecede a prova, procure dormir cedo, esteja bem descansado, e se o nervosismo atormentar faça o seguinte:

  • Tome um banho relaxante
  • Prepare um chá, de preferência de camomila
  • Escute uma música que você goste
  • Faça um exercício de respiração antes de deitar
  • Troque a roupa de cama. Acredite, isso pode funcionar também. 

Opte por uma alimentação leve  

Afinal, nada pior que aquela sensação de queimação e má digestão antes de um dia tão importante, né? Às vezes não é nem ansiedade, é alimentação. 

Por isso, evite refeições com muita fritura e gordura. Uma dica legal, é optar por alimentos com triptofano, como:

  • Banana
  • Peixes
  • Produtos lácteos
  • Grão de bico
  • Chocolate
  • Mel

O que você pode fazer até o local de prova? 

Você pode optar por ler algum livro que goste, escutar uma playlist relax ou algum álbum do seu artista/banda favorito, ou então fazer nada, só aproveitar o trajeto para respirar. 

Neste momento é fundamental que você se sinta bem, tranquilo e confortável, fazendo o que gosta. 

Ah! Vale lembrar que para se sentir bem e tranquilo, você precisa sair de casa com antecedência, esteja no seu local de prova pelo menos 1h antes do início do ENEM. 

Depois da prova, o que fazer? 

Respirar aliviado! 😅

Afinal, 180 questões e mais uma redação, não é fácil! E assim que sair a sua nota, você pode começar um novo capítulo na sua história aqui com a gente, na Católica SC! 

Ingresse na Católica SC com a Bolsa ENEM e ganhe até 30%

Sua nota pode valer até 30% de bolsa durante todo o curso, de acordo com  sua pontuação na prova. Basta fazer a sua inscrição gratuita pelo site e apresentar seu boletim de desempenho. 

Para saber mais sobre a modalidade de Bolsa ENEM, acesse aqui!  

E se você gostou deste conteúdo, em breve voltamos com mais um! Aproveite para nos seguir no insta (@catolicasc) e ficar por dentro de tudo o que rola por lá! Até mais 😉