A partir deste mês, as 17 empresas incubadas no JaraguaTec – Núcleo de Inovação e Pesquisas Tecnológicas – passarão a contar com assistência jurídica gratuita nas áreas de direito digital e inovação. O serviço é oferecido pelo escritório de advocacia Rocha Lopes e Borchardt Advogados Associados e inclui a realização de consultas eventuais para esclarecer dúvidas dos empreendedores e workshops semestrais para orientá-los sobre procedimentos específicos nestes segmentos.
A parceria surgiu depois que o gestor do JaraguaTec, Victor Alberto Danich, percebeu que os empresários incubados tinham muitas dúvidas sobre como oferecer os serviços dentro da lei, já que várias questões relacionadas à tecnologia são relativamente novas no Brasil e não têm regulamentação.
Além disso, os advogados Raphael Rocha Lopes e Gustavo Xavier de Camargo avaliaram que, apesar de a área de TI estar evoluindo muito rápido no país, com o surgimento de novidades a cada dia, o conhecimento jurídico sobre estes temas não é compartilhado na mesma velocidade.
“As empresas inovadoras precisam acompanhar as tendências do mercado para crescer, mas esse crescimento não pode acontecer sem segurança jurídica. Os empresários precisam estar cientes dos riscos jurídicos dos seus negócios e como oferecer os serviços dentro da legalidade”, destaca o advogado Raphael Rocha Lopes.
O gestor do JaraguaTec, Victor Alberto Danich, comenta que, além de garantir às empresas incubadas mais segurança jurídica nas áreas de direito digital e inovação, esse apoio vai possibilitar que os empreendedores tenham mais oportunidade de participar de programas públicos de incentivo ao desenvolvimento de negócios inovadores, como o Sinapse da Inovação e o InovAtiva Brasil. “Essa parceria é um passo muito importante para incentivar o crescimento tecnológico da região”, ressalta.
O JaraguaTec incentiva a criação de pequenos negócios nas áreas de tecnologia e inovação. As empresas instaladas no núcleo contam com benefícios como capacitações gratuitas, acesso facilitado a laboratórios e bibliotecas de universidades e instituições ligadas à tecnologia e o menor custo de utilização do espaço – já que o atendimento no setor administrativo é realizado de forma compartilhada.
Outras informações sobre a incubadora podem ser obtidas no site www.jaraguatec.org.br.