Durante o Encontro Estadual dos Empreendedores do Programa Sinapse da Inovação em Florianópolis nos dias 25 e 26 de abril, reunindo cerca de 300 empreendedores, aconteceu o Desafio de Startups Sinapse onde cerca de 30 empresas a defenderem seus projetos perante uma banca de investidores e representantes do SEBRAE e da UATT.

 

O Desafio de Startups chegou a Florianópolis pela terceira vez para uma edição especial em parceria com o Programa Sinapse, que tem como objetivo transformar as boas ideias geradas no ambiente acadêmico em negócios de sucesso.

Nesse desafio, os empreendedores apresentaram seus negócios ou projetos perante uma banca composta por investidores, aceleradoras, incubadoras e empresas de sucesso, que avaliaram os mesmos com critérios focados na inovação tecnológica. O projeto vencedor do Desafio foi escolhido pela banca segundo critérios de inovação, elegendo o empreendedor Alexandre José da Silva do Startup ACOPTECH, contemplado na operação III do programa Sinapse da mesorregião Norte, e incubado no Centro de Inovação e Pesquisas Tecnológicas – JaraguaTec, com sede no Campus Universitário da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul.

O projeto, intitulado de Sistema Eletrônico de Monitoramento de Autoclave é composto por um módulo de medição e um software de gerenciamento. O módulo de medição é colocado dentro da autoclave juntamente com os materiais para esterilização, armazenando as informações de temperatura, pressão e umidade do ciclo. As informações podem ser lidas através do software de gerenciamento, informando ao usuário o desempenho do ciclo de esterilização da autoclave. O sistema melhora a garantia da biossegurança e apresenta operação segura, simples e prática.

De acordo com o diretor executivo da Incubadora, professor Victor Danich, essa premiação envolve um trabalho silencioso de vários anos realizado pelos empreendedores sediados no JaraguaTec, que é um espaço de elaboração de ideias e projetos, “As premissas do Centro de Pesquisas estão direcionadas a fortalecer a capacidade dos empreendedores em transformar a ciência e a tecnologia em multiplicadores do bem-estar social, da renda e do emprego, que dinamizem, entre outros atributos, as matrizes das economias regionais com negócios de sucesso centrados nas inovações tecnológicas”.

O encontro, organizado pela Fundação CERTI e promovido pelo governo do Estado de Santa Catarina e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC, também auspiciou a edição especial do Desafio de Startups, que é uma competição de nível nacional, que passa por diversas cidades de todo o país, envolvendo, entre outras atividades o Global Entrepreneurship Congress e diversas Feiras do Empreendedor SEBRAE.