Dois acadêmicos da 3ª fase do curso de Biomedicina da Católica de Santa Catarina em Joinville foram aprovados como membros efetivos da Liga sem Dor de Curitiba. Gustavo da Silva e Elenita Graziele Dallagnelo são os únicos membros acadêmicos de fora da região de Curitiba. “O interessante é que muitos ainda desconheciam a Católica de Santa Catarina, e agora já passam a querer saber mais da instituição, do curso de biomedicina (que é novo para a Liga), assim como os profissionais da área”, afirma os jovens.

A Liga Interdisciplinar de Combate à Dor de Curitiba – Liga Sem Dor Curitiba – INC – Paraná – tem sua definição conforme o estatuto das Ligas de Dor da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) e está vinculada desde agosto de 2013 ao Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) com o intuito de fortalecer as pesquisas em Dor.

As finalidades e fundamentos de motivação da Liga são:

1. Estimular  e promover o desenvolvimento de estudos, pesquisas, palestras e jornadas no campo relacionados com a Dor, na esfera das áreas da saúde em geral através da interdisciplinaridade e interprofissionalidade, e um melhor conhecimento e entendimento dos mecanismos fisiopatológicos da dor, bem como sua adequada avaliação e manejo.

2. Atuar na comunidade, promovendo manejo e entendimento da dor pelo paciente, principalmente a dor crônica.

A liga é constituída de acadêmicos e profissionais da área da saúde que se encontram mensalmente (último sábado do mês) para palestras e discussões de casos clínicos tendo como tema a “Dor”. Também acontecem palestras e simpósios com profissionais qualificados e renomados no estudo da Dor em área de atuação visando a atualização de profissionais e acadêmicos da área de saúde.

Mais informações pelo site da Liga sem Dor de Curitiba: http://www.ligasemdorcuritiba.com/