A coordenadora do Curso de Engenharia Civil da Católica de Santa Catarina, professora Helena Ravache Samy Pereira representou a Instituição no último dia 16 de abril (terça-feira), durante o encontro realizado no CREA de Joinville com a presença de engenheiros civis da cidade, que discutiu o ciclo de palestras organizado pela Ajeci (Associação Joinvilense de Engenheiros Civis). O objetivo é promover o debate entre os profissionais e a comunidade sobre ações de prevenção de acidente em edificações.

No próximo dia 2 de maio acontecerão terá três palestras, em que serão apresentadas informações sobre as principais ocorrências registradas no país nos últimos anos, entre elas os desabamentos que mataram 17 pessoas no Rio de Janeiro (RJ) e outras duas em São Bernardo do Campo (SP), em 2012, e a tragédia recente da boate Kiss, em Santa Maria (RS). A queda de parte do revestimento da fachada do Centro Empresarial Hannover, ocorrida no dia 3 deste mês, em Joinville, também servirá de alerta. O local do evento deve ser confirmado ainda nesta semana. A programação vai contar com a presença dos especialistas Paulo Helene, de São Paulo, e Edgar Odebrecht e Gilberto Luiz, de Joinville.

Além de tratar de problemas na execução das obras, que podem resultar em desabamentos, quedas de marquises e revestimentos, entre outros acidentes, os especialistas vão apresentar casos de deslizamentos e desastres provocados pelo vento, destacando os riscos potenciais às construções. Ao fim das palestras, será realizada uma mesa redonda para discussão com a comunidade e seus representantes. Entre as entidades convidadas, estão a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Infraestrutura, Vigilância Sanitária, Sindicato da Indústria da Construção de Joinville, Câmara de Vereadores, Ministério Público Estadual, Associação de Síndicos de Joinville e Ordem dos Advogados do Brasil.

Mais informações sobre o evento pelos telefones (47) 3422-7512 / 3025-7519.