Joinville terá uma programação com mais de 100 atividades durante três dias, como parte do Dia Mundial da Criatividade 2023. Entre quinta-feira e sábado (20 a 22/4), serão realizadas palestras, oficinas, painéis, exposições e uma intensa agenda cultural. Todas as ações serão gratuitas.

O evento ocorre de forma simultânea em outras 56 cidades brasileiras e em outros 12 países e é considerado o maior festival colaborativo de criatividade do mundo. Joinville sediará a programação com maior número de atividades do Brasil, com 112 opções em seu cronograma (https://bit.ly/wcdjoinville).

“Esta é uma iniciativa que foi reconhecida junto à Organização das Nações Unidas em 2017, que definiu 21 de abril como o Dia Mundial da Criatividade. Isso aconteceu porque houve um entendimento de que a criatividade é uma característica intrínseca ao ser humano e que cada dia está mais presente no nosso dia a dia. O objetivo de realizar o evento em Joinville é mostrar como ela é essencial na nossa vida, para os nossos negócios e para a nossa educação”, explica o líder do evento em Joinville, o professor Modesto Ferrer.

Toda a programação foi construída por meio de adesões voluntárias, com participações de profissionais de diferentes áreas. Artistas, bandas e companhias de dança e teatro da cidade também se mobilizaram para realizar apresentações nesta data e, com isso, ampliar a programação para que a cidade possa viver um clima de maratona cultural.

“O engajamento da comunidade joinvilense para colaborar pela grandeza deste festival criativo foi surpreendente e estamos muito felizes em promover diversão e aprendizado nestes três dias em Joinville. Será um evento para marcar a cidade e provar, mais uma vez, o potencial criativo e inovador de Joinville”, afirma o secretário de cultura e turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth.

A realização local do Dia Mundial da Criatividade é da Associação Empresarial de Joinville (Acij), por meio do Núcleo de Tecnologia e Inovação, em parceria com a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). O festival conta com o patrocínio de Atlas, Arcelor Mittal, Colégio Bonja, Clamed, Inovaparq, Join.Valle, Porto Itapoá e Stagio Propriedade Intelectual.

Atrações serão divididas em três dias temáticos

O primeiro dia da programação do Dia Mundial da Criatividade em Joinville (20/4) será dedicado ao desenvolvimento pessoal e profissional, com foco no tema “A Era dos Criadores de Impacto”. Haverá atividades na Acij, na Universidade Federal de Santa Catarina e no Ágora Tech Park, com a criatividade em discussão nas mais diversas áreas do conhecimento.

E a Católica SC estará com atividades no Ágora Tech Park, confira a programação abaixo do dia 20/04 das 14h às 18h.

  • Curso de Arquitetura com Construindo Memórias: A beleza da cidade em traços
  • Curso de Engenharia de Software com a Equipe de Robótica WickedBotz com interação com o público participante no evento.
  • Curso de Biomedicina e Nutrição com Exposição: Sustentabilidade, Saúde e Mente Criativa, o Curso de Biomedicina apresentará o projeto “Águas para sempre” e demostrará a determinação da qualidade microbiológica e química da água. A Curso de Nutrição trará a determinação da presença de agrotóxico em alimentos e orientações nutricionais que contribuem para uma mente mais criativa.

Também serão realizadas exposições no Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville e no Arquivo Histórico de Joinville, além de uma apresentação teatral no Galpão da Ajote, Cidadela Cultural Antarctica; e do lançamento de uma premiação literária no Sesc Joinville.

Na sexta-feira (21/4), feriado de Tiradentes, a programação será cultural, com 45 atrações entre as 10h e as 22h. Um palco será montado ao lado da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, na Avenida Hermann August Lepper, e contará com shows e apresentações de dança.

As Unidades de Cultura da Prefeitura de Joinville, o Galpão de Teatro da Ajote e o Instituto Internacional Juarez Machado também sediarão atrações. A programação encerra no sábado (22/4) de manhã com atividades ao ar livre, com foco no bem-estar e na saúde, no acesso ao Mirante de Joinville.