O estado do Rio de Janeiro foi o destino de cerca de 40 acadêmicos dos cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Produção da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, no começo deste mês. Eles viajaram a Angra dos Reis (RJ) para conhecer as duas unidades da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, mais conhecidas como Usina Nuclear, Angra I e Angra II.

Os alunos foram acompanhados dos professores, Jaisson Potrich dos Reis, José Augusto da Matta Guedes e João Marcio Buttendorff. Durante a visita técnica, os graduandos puderam conhecer todo o complexo da usina e o processo de geração e abastecimento de energia, além de participar de palestras orientadas por engenheiros da própria unidade, aliando dessa forma, os aspectos práticos aos conhecimentos teóricos obtidos ao longo da graduação.

As duas unidades, Angra I e Angra II, dão uma importante contribuição para a matriz elétrica brasileira. Juntas, geram o equivalente a um terço do consumo de energia elétrica do estado do Rio de Janeiro. Elas também representam 3% da geração nacional.

Além da visita à Usina, o roteiro da viagem previu uma parada no Museu – Espaço Cultural da Marinha e o Museu Naval, ambos na Praça XV. Os visitantes catarinenses conheceram navios e submarinos de guerra, helicóptero, Nau – réplica de uma das Naus que foram responsáveis pelo descobrimento do Brasil em 1500.

O retorno à Jaraguá do Sul aconteceu no último dia 7 de outubro.

Mais informações pelos telefones (47) 3275-8321.