Graduações que surgiram de maneira pioneira na região para atender às demandas do parque industrial do Vale do Itapocu, os cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia Elétrica da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul celebram em outubro 10 anos de funcionamento. Para marcar o registro histórico, a Instituição programou atividades especiais para o meio acadêmico, empresarial e a comunidade. A participação é aberta a todos os interessados, com acesso gratuito.

A agenda tem início no dia 22, às 18h, com a realização de mesa redonda no Centro Cultural da SCAR. Para discutir o tema “A profissão do Engenheiro”, a Católica SC convidou o professor José Roberto Cardoso, diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; o empresário Alceu Grade, diretor-presidente da Grameyer Equipamentos Eletrônicos; o engenheiro Siegfried Kreutzfeld, diretor-superintendente da WEG Equipamentos Elétricos; o engenheiro Carlos Alberto Xavier, presidente do CREA-SC; e o engenheiro Guido Ganassali, executivo da Ciser Parafusos e Porcas.

Outras palestras estão programadas para o auditório da Instituição nos dias 23 e 24, às 20h, com a participação de convidados especiais como o promotor de Justiça do Meio Ambiente Alexandre Schmitt dos Santos (“Política Nacional de Resíduos Sólidos”), Gilberto dos Passos Aguiar, engenheiro eletricista e assistente técnico da diretoria comercial da CELESC (“Soluções alternativas de energia”) e Júlio Baumgarten, mestre em engenharia de materiais e processos avançados e diretor técnico da empresa Metalab (“Novos materiais”.

Além do debate, a programação também vai comemorar 10 anos de realização do Congresso de Iniciação Cientifica. O evento vai ocorrer na Católica SC de Jaraguá do Sul, nos dias 23 e 24 e é aberto a estudantes e comunidade em geral. Durante o Congresso, serão apresentados 48 projetos entre trabalhos de Iniciação Científica, Projetos de Extensão e Trabalhos de Conclusão de Curso. A abertura será no hall do bloco F, as 18h30, se estendendo até as 22h, com apresentações nos blocos F e G. Já no dia 24 as atividades iniciam às 19 horas e encerram às 20h30min.

O congresso é uma iniciativa da Pró-Reitoria Acadêmica por meio do PROINPES – Programa de Incentivo à Pesquisa, com o objetivo incentivar a formação de iniciantes em pesquisa, proporcionando aos bolsistas, acadêmicos e professores, a oportunidade de expor e discutir os resultados dos trabalhos de iniciação científica, pesquisa e de extensão desenvolvidos entre 2011 e 2012.

Acadêmicos de 13 cursos de graduação da Católica SC apresentarão projetos de pesquisa nesta edição do Congresso. Dos 48 projetos acadêmicos inscritos no XI Congresso de Iniciação Científica, sete são desenvolvidos com apoio do PIBIC/CNPq – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, três são trabalhos de conclusão de cursos de acadêmicos graduandos e dois de extensão.

De acordo com o professor Djonny Weinzierl, coordenador de Pesquisa da Instituição, o diferencial dos trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos é o caráter social, ou seja, as pesquisas são realizadas com a intenção de contribuir em diversas áreas da sociedade.

A participação é de graça a todos os interessados e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3275-8207.

Referência de ensino superior na região

Para o professor Renato Zanandrea, coordenador do curso de Engenharia Mecânica, a comemoração tem sentido mais do que especial. Acompanhando a trajetória das duas graduações desde o início do projeto, ele diz que os dez anos das engenharias representam uma importante conquista da comunidade. Lembra da valiosa participação do professor Sebastião Nau e do apoio de empresas da região que vislumbraram na época a necessidade de investir na qualificação da mão de obra.

“Até o final dos anos 90 nós contávamos com o curso de Engenharia de Produção e com o curso de tecnólogo em Engenharia Mecânica, mas o Brasil iniciava um período de crescimento econômico e de maior inserção das nossas empresas no mercado global. Se tornou imprescindível a formação de profissionais nestas duas áreas, considerando o perfil da indústria metal-mecânica e elétrica”, assinala.

Outro aspecto era o fato de que muitos jovens após concluírem o ensino médio acabavam buscando alternativas no ensino superior em outras regiões. Segundo Zanandrea, havia a necessidade de reter estes talentos, e a criação dos cursos acabou mostrando que a decisão foi acertada. “Um aspecto muito positivo é a participação de profissionais ligados às empresas da região no corpo docente, o que permitiu uma identificação sempre muito positiva quanto ao perfil desejado para os profissionais em sintonia com as necessidades do setor produtivo”, observa o professor Djonny Weinzierl, coordenador do curso de Engenharia Elétrica.

Desde então os seguidos investimentos em estrutura física, com salas de aula e em laboratórios, as Engenharias da Católica SC de Jaraguá do Sul têm possibilitado a centenas de jovens uma graduação de qualidade e tendo como principais diferenciais a ênfase ao desenvolvimento de produto, entendendo neste sistema máquinas e equipamentos e as ferramentas necessárias aos processos de fabricação, na parte da mecânica, e de sistemas de acionamentos elétricos.

Como um dos resultados de sucesso dos cursos, Renato Zanandrea aponta o fato de muitos ex-alunos atuarem em empresas reconhecidas no mercado como na abertura de seus próprios negócios. Um destes casos é o de Levi Santos Cidral Jr., egresso da turma de Engenharia Elétrica de 2004 e hoje empreendedor na Incubadora de Base Tecnológica JaraguaTec, que funciona junto na Católica SC em Jaraguá do Sul.    

Em 2011, Levi montou em sociedade uma empresa de desenvolvimento de projetos voltados à energia sustentável, oferecendo soluções principalmente nas áreas de sistemas solares e de automação e instrumentação. “A graduação foi muito importante no sentido de me fazer perceber oportunidades no mercado. É um curso reconhecido, com ótima estrutura para o ensino, laboratórios modernos e professores qualificados. Mas o aluno precisa tirar proveito destas condições que a Instituição coloca à disposição dele”, elogia. Além de oferecer soluções para aplicação na indústria, a empresa desenvolveu um carregador de bateria por energia solar.

Outro egresso, Anderson Charles Jahn também destaca a qualidade do curso, que refuta como fundamental na criação de empresa onde hoje atua como gerente regional da Körper Equipamentos Industriais, com sede em Jundiaí (SP), fabricante nacional de sistemas de resfriamento para a indústria. “Trabalhava em uma empresa da região quando optei por Engenharia, e hoje vi que fiz a escolha certa. O curso ampliou meus horizontes quanto às possibilidades de sucesso como empreendedor, sem dúvida o que obtive no período de faculdade se traduz pelo reconhecimento que venho obtendo junto à diretoria da empresa que represento”, assinala.