A egressa Jaqueline Schroeder do curso de Nutrição realizou o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSO)  na unidade ao longo de março a outubro/2021. Juntamente com alguns acadêmicos da Católica SC que foram estagiários em Nutrição Clínica no hospital.

Através do estágio, e a convivência em uma instituição de saúde surgiu uma ideia de deixar uma contribuição para o hospital, acompanhe o relato dos acadêmicos.

Verificamos que havia um descarte bastante considerável de dietas enterais em sistema aberto, ou seja, produtos nutricionais na forma de suplementos e módulos que eram preparados (com água, leite, sucos, entre outros) mas não eram ofertados ao paciente por algum motivo e/ou não eram aceitos pelos pacientes. Tais produtos retornavam ao lactário – local de preparo das dietas enterais – e então descartados, uma vez que possuem prazos de validade bastante curtos uma vez que estiverem preparados.  

A importância das dietas

Ressalta-se a importância do recebimento destes produtos nutricionais pelos pacientes, a saber: prevenção da perda de peso corporal; manutenção ou recuperação de peso corporal saudável; manutenção/recuperação de massa muscular, força muscular e desempenho físico; manejo de constipação intestinal e diarreia; fornecimento de vitaminas e minerais essenciais para o funcionamento adequado do organismo, o que favorece o equilíbrio dos exames bioquímicos e bem estar do paciente; melhora da hidratação; auxílio na cicatrização de feridas operatórias, lesões por pressão e queimaduras; melhora do sistema imunológico, o que contribui para a melhor recuperação pós cirúrgica e proteção contra infecções; menor tempo de dependência de ventilação mecânica; menor permanência na Unidade de Terapia Intensiva (UTI); menor tempo de hospitalização e melhor prognóstico. 

Assim, considerando a importância da nutrição enteral para os pacientes hospitalizados, verificou-se que era necessário:

  1. Realizar o monitoramento da devolutiva de produtos enterais ao lactário;
  2. Identificar os motivos da não oferta;
  3. Caracterizar estes produtos nutricionais quanto aos tipos e finalidades;
  4. Descrever o perfil dos pacientes aos quais destinavam-se estes produtos. Portanto, o objetivo geral da pesquisa foi descrever os produtos enterais em sistema aberto não consumidos pelos pacientes com a identificação das quantidades, dos custos que estes representam, indicações, e perfil dos indivíduos aos quais destinou se a nutrição enteral. 

Coleta

A coleta dos dados do estudo foi realizada de abril/ 2021 a setembro/2021 (duração de 6 meses). Dados de identificação do paciente (nome completo, setor, quarto e leito em que estava internado), produto nutricional devolvido ao lactário e horário em que estava prescrito foram coletados pelas lactaristas da instituição que preenchiam quadro específico no lactário no momento de retorno dos produtos nutricionais em sistema aberto não consumidos pelos pacientes. Demais dados como caracterização, risco e estado nutricional dos pacientes, função intestinal e presença de lesões por pressão foram coletados pelos estagiários da Católica SC que realizaram o ECSO de Nutrição Clínica. 

Amostra

A amostra do estudo consistiu em 104 casos de pacientes que tiveram os produtos nutricionais em sistema aberto devolvidos ao lactário. Como principais resultados, verificamos que a maioria (n = 66, 63% da amostra) dos pacientes era do gênero masculino, prevalecendo a idade adulta (<60 anos) em 53,8% da amostra. Apesar de se observar que prevaleceram pacientes com excesso de peso (n = 60, 58%), 50% dos casos estavam em risco nutricional e 58,3% apresentava baixa aceitação da dieta via oral. Além disso, 55,7% dos casos (n = 58) apresentaram lesões por pressão, sendo a mais comumente observada em região sacral (n = 50). Os dias de mais devolutiva de produtos nutricionais foram domingo (n = 21) e segunda-feira (n = 28), e o setor que apresentou mais casos de devolutiva foi o setor de UTI da COVID-19. 

Na maioria dos casos (n = 68, 65,3%), não identificou-se o motivo da devolutiva de produtos nutricionais em sistema aberto ao lactário. Os motivos de devolutiva mais observados foram instabilidade hemodinâmica, óbito, dieta pausada devido abdome distendido e fezes líquidas persistentes.

Os produtos em sistema aberto que retornaram ao lactário e que foram eliminados tiveram um custo de R$ 2679,46 em 6 meses, o que resultaria em um custo de R$ 496,57 por mês. No entanto, sabe-se que este custo passa a ser muito além deste valor quando consideramos uma série de benefícios que os pacientes deixaram de receber, tais como prevenção de infecções e lesões por pressão que podem ter se desenvolvido, maior tempo de uso de ventilação mecânica e maior tempo de hospitalização. 

Entre os produtos mais descartados, destacam-se os hipercalóricos e hiperproteicos com finalidade de auxílio na cicatrização de feridas, seguidos dos módulos concentrados de proteína (proteína do soro do leite) que são muito utilizados para a recuperação/manutenção de massa muscular e melhora de desempenho físico. 

Na apresentação do estudo, foram levantadas reflexões acerca destes achados e possíveis estratégias para reduzir a devolutiva de produtos nutricionais ao lactário, como por exemplo: registro mais efetivo por parte da equipe de enfermagem nas etiquetas dos produtos nutricionais sobre o motivo do não consumo pelo paciente (não aceitou, alta, óbito, troca de setor, entre outros); elaboração de um novo campo no sistema de prontuário eletrônico sobre o motivo do não consumo pelo paciente; comunicação eficaz da equipe de Nutrição com os profissionais interdisciplinares sobre o horário de oferta dos produtos nutricionais alinhado com demais atividades da equipe. Neste momento, tivemos importante participação do público que nos assistiu na apresentação, com trocas de sugestões e reflexões sobre o assunto em questão. 

Resultado

Com o estudo, concluímos que deve-se haver um maior monitoramento do motivo da devolutiva dos produtos nutricionais e que a oferta adequada dos produtos nutricionais prescritos proporcionará melhor estado nutricional ao paciente, melhor cicatrização, menor risco de infecções e melhor prognóstico. Os custos hospitalares serão reduzidos substancialmente com a oferta nutricional adequada. Deve-se ter atenção interdisciplinar ao paciente sempre. 

A apresentação dos resultados deste estudo foi ministrada pela preceptora Jaqueline Schroeder no dia 14 de outubro de 2021. O público participante do evento compreendeu a equipe de Nutrição, técnicos de enfermagem, enfermeiros e estudantes de enfermagem. 

Muito bacana, né?

Saiba mais sobre o curso de Nutrição e aproveite para fazer sua inscrição no Vestibular de Verão 2022.