O curso de especialização em Engenharia de Produção Enxuta (Lean Manufacturing) da PUC-PR formou no último sábado (29), a primeira turma em Jaraguá do Sul, na Católica de Santa Catarina. Os 25 formandos receberam seus certificados de conclusão de curso, durante uma cerimônia presenciada por familiares e representantes de grandes empresas da região. O curso de especialização, que durou 20 meses foi realizado por meio de parceria entre as duas instituições.

Segundo o coordenador do curso, professor Pablo Deivid Valle, na especialização em Engenharia de Produção Enxuta (Lean Manufacturing), os alunos têm contato com profissionais e docentes de sucesso que praticam o Sistema de Manufatura Enxuta nas empresas em que atuam, como Renault, Volkswagen, BMW, Portobello, Embraco, Bosch, CNH, Fiat, Volvo entre outras. “A grande diferença do curso de Engenharia de Produção Enxuta da PUCPR é o elevado nível de engajamento dos professores e dos alunos nas práticas e princípios do sistema, isto é, o modelo de ensino é baseado na filosofia aprendendo fazendo. Durante o curso os alunos verdadeiramente experimentam a cultura do sistema, isto é, os alunos têm a oportunidade de aprender com profissionais extremamente entusiasmados, apaixonados pela metodologia”, diz.

Ainda de acordo com o professor Pablo, essa especialização é essencial aos profissionais que atuam em empresas de manufatura, e lidam diariamente com processos de produção. Ele explica que o principal ganho para as organizações que têm no seu quadro funcional, profissionais especializados nesta área, é a redução de desperdício dentro do sistema produtivo e consequentemente a associação do máximo de valor ao produto ou ao serviço.

 Outro benefício, destacado pelo professor, é a extrema versatilidade que a organização ganha, para acompanhar intimamente as oscilações do mercado. “Por fim, o grupo de profissionais é cada vez mais coeso e forte, atuando sistematicamente na direção da filosofia de longo prazo e alinhado com o planejamento estratégico da organização”, finaliza.

Os alunos formados pelo curso de Engenharia de Produção Enxuta saem com elevadas competências técnicas e avançadas habilidades comportamentais que potencializam sobremaneira o currículo do profissional. “Atualmente, torna-se preponderante ser profissional inovador e com forte conhecimento de ferramentas poderosas em termos de gestão de sistemas produtivos, proporcionando ascensão na organização de forma rápida é sólida. Nesse sentido, o curso torna-se um diferencial marcante e decisivo na carreira profissional”, complementa o professor.