O Curso de Engenharia Civil da Católica de Santa Catarina teve três trabalhos de iniciação científica aprovados no Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, ocorrido entre os dias 6 e 10 deste mês, em Natal (RN). Através das pesquisas, os acadêmicos propuseram o desenvolvimento de materiais de construção alternativos que fossem inovadores e sustentáveis.
O acadêmico da unidade de Joinville, Gabriel Thomaz Pitz, desenvolveu a pesquisa “Estudo da Resistência à Tração na Flexão e à Compressão em Argamassas Translúcidas com Fibra Ótica”, que teve a orientação da coordenadora da graduação, Helena Ravache Samy Pereira. O trabalho estudou a resistência na tração à flexão e à compressão em argamassas translúcidas com fibra ótica, com o objetivo de criar um material que proporcionasse iluminação natural e tivesse alta resistência mecânica.
Os estudantes da unidade de Jaraguá do Sul, Jenifer Luana Gasparetto e Adairton Petri Junior, produziram o trabalho “Análise do Módulo de Elasticidade do Concreto com Areia de Fundição em Substituição Parcial à Areia Natural”. O estudo, que teve orientação da professora Helena e co-orientação do professor Joelcio Luiz Stocco, constatou a viabilidade de substituir, parcialmente, a areia natural geralmente utilizada na mistura para o concreto por areia de fundição.
Isso evitaria a extração da areia natural, um processo que gera diversos impactos ambientais – como a perda da biodiversidade, o comprometimento do regime de vazão dos cursos de água, além do assoreamento dos rios pela destruição das margens e matas ciliares – e possibilitaria o reaproveitamento do resíduo de fundição, que atualmente é descartado por uma metalúrgica da cidade.
As também alunas da unidade de Jaraguá do Sul, Tatiane Todt e Kassia Thamara Santos Koslowski, são autoras do estudo “Caracterização da Resistência à Compressão do Concreto Convencional com Areia de Fundição”, com a orientação da professora Helena e co-orientação do professor Joelcio. Com as novas políticas ambientais e a preocupação cada vez maior da área de construção civil com o destino dos resíduos industriais gerados, o trabalho buscou caracterizar a resistência à compressão do concreto convencional com areia de fundição em substituição parcial à areia natural, possibilitando a criação de diretrizes sobre o uso do resíduo. A pesquisa constatou que as misturas mostraram-se consistentes e homogêneas durante o manuseio.
A professora Helena destaca que uma das principais preocupações dos trabalhos de iniciação científica produzidos pelos acadêmicos do curso é a criação de materiais sustentáveis, para atender às demandas do mercado sem agredir o meio ambiente. A coordenadora também acrescenta que o aproveitamento de resíduos na construção civil é vantajoso ambientalmente e economicamente, pois é possível produzir materiais adequados ao uso com um custo mais reduzido.
Realizado a cada dois anos desde 1974, o Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais pretende contribuir para aproximar pesquisadores, profissionais da indústria e educadores da área de Ciência e Engenharia de Materiais, com o objetivo de satisfazer interesses acadêmicos e industriais.