Em tempos de crise e desemprego, o setor de Tecnologia da Informação (TI) passa longe da turbulência. Segundo pesquisa recente da consultoria Catho, de janeiro a junho deste ano o número de vagas no setor aumentou 44,2%. Só em junho, foram abertas 10.105 vagas – 3.640 a mais do que no mesmo período do ano passado.

“Mesmo com a recessão, a área de tecnologia continua contratando, pois as empresas precisam reduzir seus custos e isso envolve muitas vezes a automação e revisão de processos, nos quais o setor de TI atua”, comenta o coordenador do Curso de Sistemas de Informação da Católica de Santa Catarina, Maurício Henning.

Outra característica que torna o mercado atrativo é que o profissional de TI pode exercer diversas funções, como programador, analista de sistemas, arquiteto de software e cargos de chefia, além de consultorias tanto na iniciativa provada quanto na pública.

No entanto, em todo o País faltam profissionais qualificados para ocupar essas vagas. Segundo projeções do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, somente em São Paulo a demanda reprimida é enorme: em 2014, foram abertas 50.768 vagas na área para 15.068 profissionais formados. “O Brasil tem uma demanda reprimida de profissionais da área de TI. Além disso, bons profissionais estão sendo exportados para mercados como Estados Unidos, Austrália e Europa”, destaca o professor.

Além disso, a constante evolução das tecnologias e a criação de novos aplicativos – que facilitam a vida das pessoas e estão disponíveis a um toque do celular – têm incentivado cada vez mais o surgimento de iniciativas empreendedoras nesta área. Basta o profissional ter uma boa ideia e um computador para colocá-la em prática. “Muitos acadêmicos da Instituição utilizam o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para desenvolver seus negócios”, comenta.

Henning destaca que o acadêmico que pretende ingressar na área deve gostar muito de tecnologia e se dedicar constantemente à pesquisa e inovação. “É preciso estar atualizado com as novas tecnologias que surgem no dia a dia. Esse espírito é o que irá diferenciar o acadêmico que busca se destacar na área”, ensina.

Curso desenvolve o raciocínio lógico, a criatividade e o senso crítico

O coordenador do Curso de Sistemas de Informação, Maurício Henning, destaca que um dos diferenciais da graduação oferecida pela Católica SC é o constante incentivo ao empreendedorismo através de projetos, cursos de extensão e a troca de experiências com profissionais da área. Outra iniciativa são as palestras sobre as novas tecnologias, realizadas por meio de parcerias com o Google Developer Group e a IBM.

Henning destaca que o investimento em pesquisas acadêmicas tem feito com que o curso se destaque no cenário estadual e nacional, com a premiação de vários projetos de robótica. Também lembra que, ao final da graduação, 100% dos estudantes já estão empregados na área.

“O aluno desenvolve não apenas o raciocínio lógico, mas também a criatividade, o senso crítico e a capacidade de adaptação. Essas características fazem com que o acadêmico da Católica SC seja bem aceito no mercado”, ressalta o professor.

O ex-aluno Cleiton dos Santos Garcia, 33 anos, trabalha como arquiteto de soluções de TI numa grande empresa de Jaraguá do Sul e há cinco anos é professor no Curso de Sistemas de Informação da Católica SC. Cleiton avalia que o curso une a formação individual e a cooperação com a sociedade, aliando a parte teórica e prática.

“Além de conhecimento técnico, o curso contribui na formação administrativa, facilitando a atuação em ambientes organizacionais”, avalia.

Inscrições para o Vestibular de Verão continuam abertas até 5 de novembro

Continuam abertas até 5 de novembro as inscrições para o Vestibular de Verão 2016 da Católica de Santa Catarina. A taxa de inscrição, com desconto, é de R$ 40 até o dia 31 de outubro. Após este prazo, o valor é de R$ 55. O candidato deve acessar o site 10.100.3.85, no link Formas de Ingresso, para efetuar a inscrição. Na opção também pode ser acessado o edital do processo seletivo.

As provas acontecem no dia 14 de novembro (sábado), das 14 às 18 horas, nas unidades de Jaraguá do Sul e Joinville. A Católica SC oferece 11 opções de cursos em Jaraguá e 12 em Joinville. As aulas iniciam no primeiro semestre de 2016.

Em Jaraguá, são 945 vagas para os seguintes cursos: Administração (matutino), Administração (noturno), Sistemas de Informação (noturno), Ciências Contábeis (noturno), Gestão de Recursos Humanos (noturno), Design (noturno), Direito (matutino e noturno), Engenharia Civil (matutino), Engenharia Civil (vespertino e noturno), Engenharia de Produção (matutino), Engenharia de Produção (vespertino e noturno), Engenharia Elétrica (vespertino e noturno), Engenharia Mecânica (vespertino e noturno), Moda (noturno).

Em Joinville, são 825 vagas para os seguintes cursos: Administração (noturno), Arquitetura e Urbanismo (matutino e noturno), Sistemas de Informação (noturno), Biomedicina (matutino), Ciências Contábeis (noturno), Direito (matutino e noturno), Engenharia Civil (matutino e noturno), Engenharia de Produção (noturno), Engenharia Elétrica (noturno), Engenharia Mecânica (noturno), Nutrição (matutino), Teologia (noturno).

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3275-8200 (Jaraguá do Sul) ou 3145-9700 (Joinville) ou pelo e-mail vestibular@catolicasc.org.br.

Além de trabalhar como arquiteto de soluções de TI numa grande empresa de Jaraguá do Sul, Cleiton também é professor no Curso de Sistemas de Informação da Católica SC

Além de trabalhar como arquiteto de soluções de TI numa grande empresa de Jaraguá do Sul, Cleiton também é professor no Curso de Sistemas de Informação da Católica SC