No próximo dia 12 (segunda-feira), as crianças e adolescentes participantes do projeto Lutar pela Vida, que acontece na Comunidade Santa Terezinha no bairro Aventureiro, em Joinville, irão assistir a palestras sobre prevenção de acidentes domésticos e primeiros socorros. As informações serão repassadas pelo chefe de Treinamentos dos Bombeiros Voluntários, Ricardo Vitorino, durante as aulas do período da manhã, das 9 às 10 horas e da tarde das 13h30 às 14h30.

A coordenadora do projeto Lutar Pela Vida e professora de karatê,  Elisangela Socorro Teodoro, comenta que a ideia de oferecer orientações de segurança doméstica e de primeiro socorros, surgiu quando ela começou a perceber que vários alunos se queixavam de machucaduras causadas por acidentes banais. “As crianças não podiam treinar porque estavam machucadas, alguns contavam que haviam se lesionado batendo em móveis dentro de casa, pisando em prego, se queimando. Percebemos que lhes faltava informações e principalmente a orientação sobre como evitar esses acidentes e de que forma proceder depois que eles acontecem”, comenta Elisangela.

Os alunos irão aprender os procedimentos básicos de primeiros socorros, de como fazer uma atadura, o que fazer em casos de asfixia, queimaduras, lesões e cortes, “Nossa intenção é ensinar a essas crianças os cuidados que precisa ter em casa, e assim elas repassarão as informações aos pais e familiares. Isso é fundamental para diminuir os casos de acidentes domésticos”, completa a professora. Nas aulas seguintes, as crianças desenvolverão atividades pedagógicas relacionando o tema com a realidade de cada um, fortalecendo o aprendizado e a aplicação do que foi ensinado. 

O projeto, que oferece aulas de karatê e de cidadania e saúde, envolve cerca de 80 crianças da região em situação de vulnerabilidade social, e é desenvolvido pela Católica de Santa Catarina em parceria com a ADIPROS (Associação Diocesana de Promoção Social).

Mais informações pelo telefone (47) 3473-1806 e (47) 9625-9729 (professora Elisangela).