Crescimento do Brasil abre perspectivas para profissionais de arquitetura, diz Roberto Righi

“O Brasil passa por um momento importante de crescimento econômico e muitas oportunidades surgem em várias áreas. Os profissionais de arquitetura precisam estar atentos a esse período de desenvolvimento, que oferece perspectivas de atuarem em campos que vão além da construção e do urbanismo”.
 
A afirmação é do professor-doutor Roberto Righi, convidado da Católica de Santa Catarina para proferir a aula inaugural do curso de Arquitetura e Urbanismo no câmpus Joinville, na noite de quarta-feira, dia 7. Reconhecido como um dos nomes mais expressivos do meio acadêmico no País, Righi falou sobre o tema “As cidades se formam na história”, oferecendo uma visão antropológica sobre a evolução da humanidade e as suas formas de organização.
 
“O registro histórico é importante em todas as áreas. A arquitetura sempre foi ciência, arte e técnica, e para se manter competitiva e útil para a sociedade o profissional necessita estar em dia, atualizado, refletindo sobre o passado e propondo ideias novas”, observa. Roberto Righi argumenta que o passado traz referências que permitem compreender melhor o desenvolvimento de novas tecnologias, de materiais e espaços. Mas lembra que no campo das inovações há muito a se conhecer quanto as aplicações da informática. “Nós ainda não conseguimos absorver na sua plenitude o que a informática pode oferecer como solução a novos projetos. Precisamos ter essa compreensão de qual será o impacto nas cidades ou mesmo nos espaços internos nas casas, nos ambientes onde vivemos, pois cada vez mais a informática terá papel importantíssimo sobre tudo isso”.
 
Em relação ao mercado de trabalho, na opinião do arquiteto os novos profissionais precisam estar atentos às possibilidades que surgem com o aquecimento da economia. Conforme Roberto Righi hoje são mais de 100 mil arquitetos e urbanistas, oriundos de 240 faculdades. Se por um lado há um grande número de escolas, ele entende que o mercado de trabalho deve ser entendido também pelas oportunidades nos campos da pesquisa e mesmo acadêmico. “Temos cerca de 5 mil professores e pesquisadores, há muito espaço ainda para pesquisas, esse é um setor que oferece muitas possibilidades”.
 
Curso propõe formação integral
 
Para a coordenadora do curso, Kátia Cristina Lopes de Paula, a presença de Roberto Righi oferece ao acadêmico da Católica SC a possibilidade de compreender de modo mais significativo a profissão. Ela informa que a palestra dá início a um seminário integrado ao projeto pedagógico do curso, por meio de encontros mensais para a discussão que não se resume à arquitetura, mas abordando as diferentes interfaces da atividade.
 
“Nós acreditamos que o arquiteto se tornará um profissional cada vez melhor se estudar filosofia, psicologia, antropologia, sociologia e ética, do mesmo modo que precisam compreender as novas tecnologias, porque essa formação vai lhe permitir um olhar social, um olhar de cidadão. É com o entendimento entre áreas que teremos profissionais capacitados para o pensar da arquitetura muito além do que os cursos convencionais oferecem. Esse é o futuro da arquitetura com certeza”, assinala, conceituando o curso em uma dinâmica de ensino integral.
 
Dentro dessa percepção, a coordenadora do curso entende que os acadêmicos da Católica SC iniciam sua formação com uma condição privilegiada. O ambiente nas antigas instalações da Companhia Wetzel favorecerá, conforme Kátia, essa formação integral. “O aluno vai estar no centro da cidade, vivenciando os problemas e soluções arquitetônicas e de urbanismo, ao mesmo tempo participando de um processo histórico de restauro, vivência que lhe dará um conhecimento gigantesco e rico de elementos para o seu aprendizado”.
 
Presente a aula inaugural, a vice-reitora e pró-reitora acadêmica Anadir Pradi Vendrúscolo destacou o momento como uma oportunidade que os acadêmicos têm de dialogar com profissionais experientes. “A caminhada que propomos é nessa direção, construindo processo de aprendizagem que some as experiências, buscando oferecer ao mercado um curso de excelência e profissionais habilitados”, resumiu.
 
Após a palestra, ocorreu a abertura de exposição de pinturas “Poética e mitos”, reunindo trabalhos de Roberto Righi. A mostra pode ser visitada gratuitamente até o dia 23 de março no pavimento superior da Unidade América da Católica SC (rua Dr. João Colin, 2.700. Informações pelo telefone (47) 3043-5214.