Às vésperas do vestibular, o tempo que o candidato dedicou aos estudos não é o único fator que pode fazer a diferença na hora da prova. É fundamental também adotar uma alimentação saudável, equilibrando o consumo de alimentos leves e água. Essa combinação pode ajudar o candidato a ter concentração e até melhorar desempenho durante o processo seletivo. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de alimentação equilibrada para os candidatos que enfrentam o vestibular da Católica de Santa Catarina neste domingo.
No café da manhã, vale incluir carboidratos (em pães e biscoitos), proteínas (leite, iogurte, queijo, ovo cozido), além de vitaminas e minerais, encontradas nas frutas ou sucos de frutas naturais. “Se você já tem o hábito de ingerir carboidratos integrais, ótimo. Caso contrário, mantenha a forma que está habituado e permita-se realizar as mudanças alimentares saudáveis após a prova”, comenta o coordenador do curso de Nutrição da Católica de Santa Catarina, Paulo Luiz Viteritte.
No almoço, opte por alimentos que está habituado, mas evite o consumo de alimentos com alta concentração de proteínas e gorduras, como feijoada, bife à milanesa e preparações com creme de leite. “Estes alimentos causam sonolência, pois demandam mais tempo para digestão”, explica. O professor ressalta que também é importante não exagerar na comida, já que o candidato ficará sentado por várias horas.
No dia da prova é aconselhável levar alimentos que têm digestão fácil e contribuem para dar energia. Como opções, Viteritte cita frutas, “mix” de frutas desidratadas (uva, pêssego, damasco, banana) com oleaginosas (amêndoas, castanha-do-Pará, nozes) e chocolate (meio amargo) em pequena quantidade.
Para manter-se hidratado, beber água ou água de coco são boas pedidas. “A qualidade do sono do dia anterior também é fundamental. Se já conhece, pratique exercícios respiratórios de Yoga ou meditação”, orienta.