No último dia 4 (quarta-feira), o coordenador do Curso de Engenharia Mecânica da Católica de Santa Catarina – Joinville, professor Moisés Luiz Parucker realizou uma visita técnica a Embraer. O coordenador, juntamente com outros professores de instituições de ensino conheceu o processo de produção  de aviões, por meio da visita a unidade  de São José dos Campos – SP.

Professor Moisés também aproveitou a oportunidade e conheceu o ITA- Instituto Tecnológica da Aeronáutica e o INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e conversou com alguns pesquisadores, ambos instalados em São José dos Campos. “Vários projetos aplicados são desenvolvidos por estes órgãos e a parceria com instituições de ensino na área de engenharia é muito bem vinda”, comentou o professor.

Sobre a Embraer

Com 40 anos de existência, mais de 17.000 funcionários, a empresa possui seis unidades de produção no Brasil, quatro nos Estados Unidos, duas na França, Portugal e China e um em Singapura. A empresa tem pedidos em carteira de US$ 14,7 bilhões.

A empresa atua em todas as etapas de um processo complexo: projeto, desenvolvimento, fabricação, venda e suporte pós-venda de aeronaves para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva, além de oferecer soluções integradas para defesa e segurança. 

Já foram produzidos pela Embraer mais de 5 mil aviões, que operam em 92 países, nos cinco continentes, tornando-a líder no mercado de jatos comerciais com até 120 assentos, além da fabricação de alguns dos melhores jatos executivos em operação e da entrada em um novo patamar no setor de defesa.

De acordo com o professor, há necessidade de formar engenheiros para os mais novos desafios da aviação no que diz respeito a tecnologias e inovação.