“Seja autoconfiante para seguir em frente e flexível para mudar o caminho”. Este foi um dos conselhos que José Pugas – gestor dos parques tecnológicos da PUCPR e da aceleradora Hotmilk – deu aos participantes do Bate-papo Diferente, realizado nesta terça-feira, 16, na Mitra Diocesana de Joinville. O evento, promovido pela Católica de Santa Catarina, abordou o conceito de “empreendedorismo criativo”. A mediação foi realizada pela professora da Católica SC, Vilma Antelo.
Também participou do debate o cofundador e diretor de negócios da agência de comunicação A2C, João Andrade. João compartilhou o case de sucesso da empresa, que começou com apenas dois funcionários – ele e o irmão e sócio Anderson -, e hoje conta com escritórios em Joinville e São Paulo, mais de 100 colaboradores e atende a mais de 15 grandes marcas na estratégia e comunicação digital.
João comentou que ser inovador nem sempre significa criar um novo serviço, mas sim melhorar o que já é oferecido a partir da identificação das falhas existentes dentro de determinado segmento. Também destacou que a pessoa que pretende abrir seu próprio negócio não deve fazê-lo com o objetivo principal de ganhar dinheiro.
“O seu negócio tem que fazer alguma diferença na vida das pessoas. O empreendedor não deve partir do princípio de que quer abrir uma empresa para ficar rico. Ganhar dinheiro é o resultado do trabalho realizado”, ensinou João, que começou a trabalhar no ramo da tecnologia digital com o irmão quando ainda era adolescente.
“No começo, eu e o Anderson trabalhávamos 16 horas por dia, de domingo a domingo, para que pudéssemos dar certo. Abrimos mão de namoradas e festas para construir a A2C. Afinal, não tínhamos dinheiro, somente nosso tempo e vontade”, compartilhou.
Para José Pugas, o empreendedor precisa não só ser apaixonado pelo negócio que administra, mas também autoconfiante, flexível, e nunca deve se deixar levar pelo comodismo.
A aceleradora Hotmilk, fundada por Pugas há apenas dez meses, é a maior aceleradora do País em quantidade de startups, com sedes em Curitiba e Palhoça.
Nesta quarta-feira, 17, o evento acontece no auditório da Católica SC em Jaraguá do Sul, com mediação do professor Marco Antônio Murara.