Convidado para a aula inaugural do curso de Biomedicina da Católica de Santa Catarina, o presidente do Conselho Regional da categoria, professor-doutor Renato Minozzo destacou os avanços que a formação de profissionais vem alcançando em todo o Brasil.

Lembrou aos estudantes os vários campos de atuação, o que permite uma perspectiva de crescimento do mercado, mas salientou a importância do País abrir as fronteiras da inovação e da pesquisa.

“Nossa profissão é regulamentada há apenas 32 anos, neste período registramos um crescimento, porém é preciso avançar muito mais. A instalação do Conselho Regional, que congrega os profissionais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul foi um passo importante para o fortalecimento da atividade, assim como a implantação de novos cursos superiores”, disse Minozzo.

A graduação em biomedicina surgiu no Brasil em 1966, em São Paulo, e atualmente o país conta com 200 cursos, com uma categoria formada por mais de 20 mil profissionais, cerca de 1.500 no Rio Grande e Santa Catarina. A regulamentação da profissão foi alcançada em 1979 e os campos de atuação incluem áreas como laboratórios de análises clínicas, bancos de sangue, coleta de materiais, análise ambiental, virologia, microbiologia, parasitologia, imunologia, bioquímica, hematologia, toxicologia, bioestética, acupuntura, genética, biologia molecular, biofísica, embriologia, histologia humana, farmacologia fisiologia, análises bromatológicas, microbiologia dos alimentos, sanitarista, saúde pública, anatomia patológica, patologia,, perfusão extracorpórea, imagenologia, radiologia, informática de saúde, citologia oncótica, psicobiologia, reprodução humana, além da indústria e na pesquisa e docência.