O primeiro dia de apresentações dos trabalhos inscritos no XI Congresso de Iniciação Científica do Centro Universitário – Católica de Santa foi marcado pela participação maciça dos acadêmicos da instituição. As apresentações dos 44 projetos inscritos aconteceram na quinta-feira das 19 às 22 horas nos Blocos F e G. A cerimônia de abertura da programação contou com uma apresentação do Coral da Católica de Santa Catarina e com discurso da reitora, professora Pedra Santana Alves e vice-reitora acadêmica Anadir Elenir Prade Vendrusculo.

A exposição dos trabalhos continuou nesta sexta-feira (21) no período da manhã, e o encerramento será à noite com mais uma rodada de apresentações.

Trabalhos com cunho social

Alguns trabalhos chamam a atenção pelo caráter social, ou seja, são projetos que contribuem para o desenvolvimento da educação, preservação do meio ambiente, sustentabilidade entre outros temas. Um dos exemplos é o trabalho feito pelos acadêmicos Miriã Rocheli Schneider e Rafael Jungton da 4ª fase do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, que desenvolveram o projeto “Diagnóstico Socioambiental do Bairro João Pessoa. Um estudo da Situação atual da Biodiversidade e do planejamento do ambiente físico.”

O objeto de estudo dos acadêmicos foi avaliar os reflexos da urbanização e ocupação irregular do bairro. De acordo com Rafael, foram feitas pesquisas com moradores antigos da região que relataram como era a fauna e flora da localidade, há 30 anos, e as consequências que a ocupação irregular e a utilização inadequada dos recursos naturais causam aos moradores. “Somente este ano, o Bairro João Pessoa contabilizou 115 casos de alagamentos e 34 deslizamentos”, disse o graduando que se preocupa com a ocupação de áreas que deveriam ser destinadas a APP (Área de Preservação Permanente).  

Para desenvolver o projeto os alunos contaram com o apoio da Secretaria da Defesa Civil e de Planejamento de Jaraguá do Sul e com dados da Epagri. O projeto contempla duas etapas, a primeira com o diagnóstico, e a segunda prevê um relatório que será encaminhado ao executivo municipal, “com a intenção de desenvolver políticas públicas que possam amenizar esses problemas”, finaliza Rafael.

Os acadêmicos tiveram a orientação pedagógica dos professores Cristiane Lucht Gascho, Fernanda Alquini e Murilo Teixeira.