O assistente social é um dos profissionais que estão atuando na linha de frente do combate ao novo coronavírus. Assim como os enfermeiros, médicos, farmacêuticos, psicólogos, ele é um profissional da saúde e tem o comprometimento de realizar atendimento à população.

Os valores pessoais e a contribuição social que a pessoa deseja realizar contam bastante na hora de escolher por essa atuação.

O que faz um assistente social?

Essa é uma profissão de cunho assistencial, é voltada para a promoção do bem-estar físico, social e psicológico de pessoas em situação de vulnerabilidade ou de risco.


O assistente social, formado pelo curso de Serviço Social, tem como objetivo amparar, orientar, auxiliar, acompanhar pessoas – seja criança, adulto, idoso ou uma família toda – que não têm recursos financeiros, ajudando-os a encontrar soluções para resolver problemas relacionados a moradia, saúde, educação, emprego ou catástrofes naturais, entre outras situações que colocam em risco a vida de uma pessoa.

Mas você sabe como é o dia a dia do assistente social? 

Elabora, implementa, executa e faz a gestão de planos como
campanhas de alimentação, saúde, educação, recreação e implanta projetos assistenciais.

Também realiza visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres. Presta orientações aos usuários e realiza encaminhamentos às demandas sociais. Além disso, pode realizar assessoria e consultoria com relação às políticas sociais e a garantia dos direitos civis.

Quais são as oportunidades de trabalho para o assistente social?

Man courier delivering parcel box to senior woman.
Este profissional pode trabalhar em empresas privadas, órgãos públicos – como secretarias de saúde, postos de saúde e hospitais – e ONGs.

As oportunidades para o profissional de serviço social têm aumentado cada vez mais nas capitais. Isso se deve a terceirização de parte dos serviços sociais e de saúde do governo para ONGs, que faz crescer a procura por assistentes sociais para implementar e realizar a gestão de políticas nessas áreas.

Além da formação, para o exercício da profissão o profissional precisa estar inscrito no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).

O assistente social pode criar sua própria ONG?

Uma ONG é uma organização que não tem finalidades lucrativas e é criada, formalmente e de forma autônoma, com o objetivo de oferecer trabalhos de auxílio social, saúde, educação, segurança pública e habitação, ou outras questões importantes para a sociedade.

Para fundar uma ONG não é necessário ser um assistente social. No entanto, é necessário seguir os princípios legais para a sua criação, como registrar um estatuto e a inscrição da mesma em um cartório. 

Como funciona o curso de Serviço Social EAD?

O curso de Serviço Social EAD tem a finalidade de capacitar o profissional – com competência teórica, técnica, ética e política – a criar, executar e a fazer a gestão de programas de transformação sociais. 

Também capacita para realizar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais.

A grade curricular conta com disciplinas de sociologias, filosofia, teoria, política, economia, além de conteúdo sobre a formação da sociedade brasileira, como políticas e movimentos sociais, trabalho, relações de gênero, raciais e étnicas. 

Como é estudar Serviço Social?

Young female student sitting comfortably is using a laptop to ma
A Thalissa Cavejon é professora e concilia o curso de Serviço Social EAD, da Católica de Santa Catarina, com o seu mestrado em Sociologia e Ciência Política. Ela conta que optou pelo curso porque quer atuar como uma agente de transformação na sociedade. 

No vídeo, ela conta mais sobre a sua escolha e sobre as oportunidades que existem para o profissional de assistente social no atual momento do mercado de trabalho. Confira logo abaixo!

A professora Ana Carolina de Castro Freitas Santos, do nosso curso, também gravou um vídeo para falar da profissão e para contar os desafios do profissional de serviço social em enfrentar os efeitos causados pela pandemia do coronavírus. Assista! 

Que depoimento, né? Realmente, a escolha pela profissão de serviço social está relacionada diretamente a nossa vontade de fazer o bem para a sociedade.  

Curtiu saber mais sobre essa área incrível? Então siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram para acompanhar os nossos próximos posts e novidades! ; )

Fontes: Guia do Estudante e Universia.