Sou um centro universitário chamado Católica SC e preciso que você faça um texto falando sobre como…
Brincadeira! 😜
Meus textos sou eu mesma que faço, e montei esse blog especial para falar sobre um tema super importante:
COMO EXPLORAR O POTENCIAL DE IAs GENERATIVAS SEM COMPROMETER SEU SENSO CRÍTICO
Se você entendeu a piada no começo é porque você com certeza já usou uma Inteligência Artificial Generativa para te ajudar em alguma tarefa, acadêmica ou não, e a verdade é que esses recursos estão cada vez mais presentes em diversas esferas do nosso cotidiano. Com a chegada e popularização de Inteligências como o ChatGPT, Copilot e Midjourney, as IAs se tornaram acessíveis para a maioria da população, o que é, ao mesmo tempo, um avanço, e o primeiro indicativo de um problema que está começando a se manifestar.
Segundo pesquisas como o estudo feito pela Microsoft em parceria com Universidade Carnegie Mellon, o uso exagerado de Inteligências Artificiais Generativas está comprometendo a capacidade de resolução de problemas e o desenvolvimento de senso crítico dos seus usuários.
Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores pediram aos entrevistados que respondessem sobre como as IAs eram utilizadas nas suas tarefas profissionais. Os resultados obtidos no relatório indicaram que o nível de confiança nas Inteligências Artificiais estava diretamente ligado ao comprometimento do pensamento crítico, ou seja, quanto mais confiança na IA, menos questionamentos são feitos.
E o que isso tudo quer dizer ao longo prazo? Ainda segundo os autores do artigo, esse cenário indica que o uso excessivo de IAs pode deixar os profissionais muito dependentes dessas ferramentas, diminuindo drasticamente seus repertórios e capacidade de resolução de problemas no futuro.
Por isso, como instituição de ensino e como alguém que quer ver todos os meus estudantes ✨brilhando ✨ em suas vidas profissionais, separei 3 dicas de como usar essas Inteligências de forma eficaz, contornando os perigos que as elas oferecem!
1) Busque recorrer às IAs apenas como inspiração e aperfeiçoamento
Se eu pudesse resumir tudo em uma frase, ela seria: faça as Inteligências Artificiais trabalharem para você, e não por você. Obter resultados rápidos apenas com o envio de um prompt pode ser tentador, mas o produto final é sempre muito melhor quando adicionamos nossas próprias ideias no processo de criação.
Digamos que você precisa produzir um texto. Um bom uso de IA Generativa seria no começo, solicitando a indicação de tópicos chave ou direções que você pode seguir, ou, no final, pedindo para a ferramenta fazer uma revisão e indicar o que pode melhorar na sua produção.
2) Sempre questione os resultados obtidos
Inteligências Artificiais também cometem erros! É extremamente importante questionar as respostas e fontes indicadas por essas ferramentas, principalmente para produções ou assuntos de nível técnico.
Lembrando que, segundo a pesquisa mencionada anteriormente, a principal causa da diminuição do pensamento crítico é a confiança exagerada nas IAs.
3) Faça o caminho contrário para exercitar sua criatividade
Já pensou em pedir para uma Inteligência Artificial te indicar o que não fazer? Ou até mesmo solicitar que ela crie um cenário para testar seus conhecimentos?
Essa prática, ao invés de causar comodismo e prejuízos cognitivos, pode, na verdade, incentivar o seu senso crítico!
Por fim, quero ressaltar que o uso de IAs Generativas pode ser feito de diversas formas, e acredito que boas práticas podem fazer toda a diferença. Se você ficou interessado no tópico ou quer entender ainda mais como utilizar esses recursos da melhor maneira, chame um dos meus profs para conversar! Tenho certeza que eles podem te orientar nesse processo. ❤️
