Quando estamos prestes a escolher um curso de graduação, o primeiro fator de decisão, sem dúvida nenhuma, é a afinidade com a área. Mas mesmo tendo isso muito claro e, até mesmo já cursando a graduação, ainda surgem algumas dúvidas sobre a profissão. E isso também acontece com a área de Pedagogia, uma profissão que todos têm a sensação de conhecer muito bem.  

A pedagogia é o segmento que trata dos diferentes métodos de ensino na administração de escolas e na condução dos assuntos educacionais.

Qual é o perfil do profissional de pedagogia?   

O profissional formado em pedagogia tem a missão de trabalhar para garantir e melhorar a qualidade da educação.

Ter o interesse pela formação do ser humano e ser compreensivo com pessoas de todas as idades são essenciais para ingressar no curso de pedagogia, pois lidar com o outro de uma maneira educacional é a competência que o pedagogo precisa desenvolver já nos primeiros anos do curso.

Quem tira o diploma do curso superior de Pedagogia também pode trabalhar com pessoas com deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na sociedade.

Como é o mercado de trabalho para o profissional de pedagogia?

vale-a-pena-fazer-curso-de-pedagogia-EAD

O pedagogo(a) tem dois campos de atuação: o magistério e a administração escolar. 

O primeiro segmento envolve os profissionais que trabalham em escolas, como professores de educação infantil ou como administradores.

Esse é o caminho escolhido pela maioria dos profissionais. E a boa notícia é que tem aumentado o número de oportunidades nesse campo. Secretarias estaduais e municipais de Educação, em todo o país, abrem com frequência concursos para as funções de direção, coordenação e orientação pedagógica.

O profissional que optar por trabalhar em escolas, ficará responsável por verificar se os currículos estão sendo cumpridos, além de acompanhar e avaliar o processo de aprendizagem e também as aptidões de cada aluno.

Middle aged black female teacher smiling in school corridor

Ele também pode poderá ficar responsável por dirigir os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade no ensino.

Já aquele que escolher trabalhar em órgãos do governo tem a responsabilidade de estabelecer e fiscalizar a as leis educacionais, se estão sendo cumpridas ou não.

No entanto, nos últimos anos, esse profissional deixou de atuar somente dentro das escolas. A área de atuação do pedagogo(a) está cada vez mais ampla. Ele também pode trabalhar em organizações que, de alguma forma, aplicam ações de políticas educacionais.

04-pedagogo-pode-trabalhar-em-empresas

Entre as opções estão os museus, hospitais, ONGs, empresas de mídias educativas, startups de educação, editoras que produzem material didático, instituições que desenvolvem pesquisas educacionais, também pode fazer o trabalho de arte-educação no ensino de crianças e jovens, atuar com ações educativas em grande empresas, como cooperativas, em áreas de recreação e na área de lazer em redes de hotéis e resorts e com consultoria, de forma autônoma.

Como é curso de graduação EAD em pedagogia? 

O curso de licenciatura em pedagogia tem duração média de quatro anos.

O aluno estuda a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, os princípios e métodos de gestão escolar e novas tecnologias educacionais. Boa parte das disciplinas são dedicadas às áreas de ciências humanas e sociais. 

A grade curricular inclui, também, aulas de metodologia e psicologia, para realizar orientação educacional, e disciplinas optativas, que permitem ao estudante complementar a sua formação, em história, filosofia ou artes.  

O estágio supervisionado durante o curso de pedagogia é obrigatório. E um dos grandes diferenciais do curso de pedagogia EAD da Católica Santa Catarina, é que a maioria das disciplinas possui carga horária para reflexões e análises sobre a prática profissional, com proposição de vivências no campo de atuação do pedagogo, desenvolvendo melhor as competências do profissional.

A nossa professora, Deise Susana de Souza, conta que  escolheu a profissão pela paixão pela educação e tem a sua mãe, também pedagoga, como maior inspiração. Para ela, a atuação do pedagogo vai muito além do ensino em sala aula, ele é o profissional que se preocupa com o contexto político e social e com a qualidade na formação de cada estudante. 

A nossa professora Diva Ranghetti atua há 35 anos e conta que divide a sua paixão pela profissão em ser professora dos anos iniciais e em contribuir com a formação continuada de outros professores.  

A estudante Thaís Silva escolheu a pedagogia, pois era o seu sonho desde criança e também por acreditar que é a profissão que forma todos os outros profissionais.  

Já a Aline Stammerjohann compartilhou um pouco sobre o amplo espaço no mercado de trabalho para esse profissional. Ela diz que, assim como os profissionais que atuam em outras áreas, o pedagogo(a) precisa se atualizar constantemente.

Todas as nossas professoras e a nossa acadêmica também falam sobre a importância de se reinventar como profissionais nesse momento de isolamento social, devido a Covid-19. Confira os depoimentos no vídeo: 

Depois dessas informações, você tá pronto(a) para entrar no curso de Pedagogia? Se a sua resposta for sim, dá uma olhadinha em tudo que o nosso curso de pedagogia EAD pode oferecer para a sua vida profissional. 

Agora, se você ainda está em dúvida, conheça as nossas outras formações aqui.  

Também siga a gente nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter. Sempre tem novidades sobre os nossos cursos por lá e dicas como melhorar a sua performance nos estudos e no trabalho. 😉 

Fontes: Guia do Estudante e Blog do Enem