Se você já procurou ou está procurando uma vaga de emprego, com certeza entrou no LinkedIn para encontrar oportunidades profissionais, não é mesmo? 

A plataforma se consolidou com a maior rede social voltada para o mercado B2B ao alcançar mais de 260 milhões de usuários ativos, indo além de uma espaço de divulgação de vagas, mas também de geração de leads e de compartilhamento de conteúdos. 

Por que melhorar seu perfil no LinkedIn? 

Um dos maiores equívocos sobre o LinkedIn é de que é um caminho de via única, ou seja, de que as pessoas olham as vagas e se candidatam. Mas não é somente assim. Recrutadores também vão atrás de profissionais e entram em contato de acordo com os perfis que estão procurando. 

Mesmo que você seja um estudante ou alguém que não está buscando um emprego, ter um perfil bem construído é uma ótima forma de criar networking e estar atualizado(a) sobre sua área de interesse. Bora conferir as dicas? 

Dicas para melhorar o perfil no LinkedIn

Confira como otimizar seu perfil do LinkedIn para torná-lo atraente para recrutadores e visível a colegas e profissionais da área com essas 8 dicas essenciais

1 – Escolha uma boa foto de perfil 

Lembre-se que seu perfil é como se fosse um cartão de visita, é a primeira impressão que você passa. Por isso, ter uma boa foto é sempre bem visto. 

Pesquisas mostram que perfis com foto são 21 vezes mais vistos do que os que não têm. Então escolha uma foto nítida que apareça o rosto e com uma roupa que você usaria para trabalhar. Nada de foto com amigos ou em festas. Lembre-se que não é o Instagram, combinado?

2 – Coloque uma imagem na capa

Além de uma foto de perfil é também interessante colocar uma imagem de capa. Você pode usar uma foto com colegas de trabalho no ambiente corporativo, de algum evento que participou ou alguma imagem relacionada com sua área. 

Não precisa ser nada elaborado e feito em programas de edição. Você pode usar o Canva, uma plataforma de edição, e bancos de imagens, ambos de forma gratuita. 

3 – Escreva seu título

Logo abaixo do nome aparece seu título profissional. É como se fosse seu slogan profissional, como você se define profissionalmente. 

Como são apenas 120 caracteres, seja objetivo. São várias opções de informações que você pode colocar, mas escolha quais fazem mais sentido. Dentre elas estão:

  • Seu cargo atual. Aqui é importante frisar que seu trabalho pode mudar, então é preciso ficar atento para atualizar; 
  • Área de atuação que pretende atuar de agora em diante, nada de áreas antigas que não pretende mais atuar; 
  • Seu local de trabalho valida suas competências, então pode investir aqui no título.
  • Interesses profissionais. Qual área está se profissionalizando e te motiva a estar cada vez mais informado. 

4 – Conte sobre você 

Uma das partes mais importantes do perfil é a seção de “Sobre”. É onde você irá contar sobre suas aspirações, realizações, objetivos e interesses. 

As 3 primeiras linhas são as mais importantes, pois é preciso “prender” o leitor, que no caso pode ser um recrutador. Visitantes do seu perfil podem ler até 300 palavras, já suas conexões e recrutadores podem ler seu resumo inteiro. 

Usar palavras-chave nessa seção é uma forma de facilitar que recrutadores te encontrem. A escolha das palavras-chave utilizadas depende da sua área de interesse e atuação. Daí é só colocá-las ao longo do seu texto. 

Veja alguns exemplos de inícios de resumos para você se inspirar na criação do seu:

“Profissional de marketing apaixonado, criativo e voltado para resultados, com especialização na estratégia go-to-market e mais de uma década de experiência em marketing de tecnologia, produto digital, comunicações, marca, conteúdo e merchandising. Acredito que os dados devem orientar as decisões, mas com criatividade para apoiá-los, tudo com o objetivo de fazer o negócio ou a ideia crescer agressivamente.”

“Executivo de software com mais de 20 anos de experiência em empresas de tecnologia de estágio inicial a intermediário, incluindo gerenciamento geral, liderança em go-to-market e operações internacionais. Atualmente trabalhando como presidente da Empresa Wavewood, líder no mercado global de aprendizagem e ensino on-line.”

5 – Mostre suas experiências e habilidades

Chegou a parte que você vai contar sobre suas vivências profissionais e habilidades. Ao colocar os empregos que já teve ou o atual, não esqueça de descrever suas funções. Coloque também suas habilidades, seja espírito de equipe, flexibilidade, oratória, liderança ou tantas outras. 

Mas você pode perguntar: “Não tenho experiências profissionais. E agora?”. Está tudo bem. Além das habilidades, coloque, se tiver, seus estudos, cursos, certificações e trabalhos voluntários. Tudo será valorizado. 

6 – Personalize sua URL

O LinkedIn permite que você personalize sua URL! Dessa forma, você pode deixar a URL mais a sua cara para usá-la no currículo, por exemplo. Além de facilitar que você seja encontrado(a) na própria rede. 

Seu nome, nome da empresa que trabalha, nome da sua marca. Você escolhe o final da sua URL do jeito que preferir.

Para personalizar a URL, siga os seguintes passos: 

  1. Na página inicial, clique no ícone que está escrito “Eu” na parte superior;
  2. Vá em “Visualizar perfil”;
  3. À direita, clique em “Editar perfil público e URL”;
  4. Em “Editar sua URL personalizada”, clique em “Editar”;
  5. Coloque o final que desejar aparecer no final da sua URL;
  6. E clique em “Salvar”. Pronto!

7 – Foque em conteúdos e artigos

Escrever conteúdos próprios é uma das melhores estratégias no LinkedIn. Quando você redige posts e artigos ricos, você cria autoridade na área, mais pessoas interagem com o seu conteúdo e ainda expande suas conexões. 

Escreva sobre assuntos que você realmente domina e te interessam. As pessoas dão ainda mais valor aos conteúdos que trazem profundidade e sinceridade. 

Se você não tem tempo de criar artigos próprios, mas não quer deixar de produzir conteúdos, não tem problema! Veja algumas dicas de conteúdos que você pode compartilhar na rede:

  • Certificação de algum curso que concluiu;
  • Algum aprendizado ou experiência que impactou sua vida profissional;
  • Celebrações, conquistas e aniversário da empresa que está trabalhando;
  • Insights e experiências que te trouxeram lições de carreira e quem podem ajudar os outros;
  • Se leu algum livro que acha que agrega profissionalmente às suas conexões, compartilhe o nome ou até uma citação. 

Do outro lado da moeda, também tem coisas que é melhor evitar na rede. Exemplos: 

  • Compartilhar conteúdos só porque várias pessoas também estão. Fuja da “modinha” e só compartilhe publicações que você se identifica e que tem algo a agregar;
  • Expor fotos e experiências de pessoas sem autorização. Melhor evitar um chateamento ou até mesmo um processo contra uso de imagem;
  • Fazer enquetes sem sentido ou dar dicas sem embasamento ou copiada. Não vale a pena fazer por fazer, isso pode até diminuir seu alcance e engajamento. 

8 – Mantenha-se ativo na rede

Mesmo com um perfil completo e otimizado, não deixe de entrar na plataforma com certa frequência. Entrou uma nova empresa? Atualize suas experiências. Conquistou uma certificação? Faça uma publicação. Encontrou um colega na rede? Adicione as suas conexões. 

9 – Aprendizado contínuo 

Algo que o LinkedIn pode te despertar é essa vontade de sempre aprender, o tal do lifelong learning.

Quem visa sempre estar atualizado no mercado, realizando diversos cursos e adquirindo novos conhecimentos, e estão constantemente compartilhando suas conquistas no LinkedIn, não apenas estão se capacitando ainda mais, mas também estão se tornando referência para colegas e chamando a atenção de recrutadores. 

Se você gosta de aprender coisas novas e se capacitar ainda mais, existem diversos lugares conceituados que oferecem cursos online e gratuitos, tais como: Udemy, Harvard, FGV, Conquer e Rock Content.  

10 – Realize conexões e inicie conversas 

Suas conexões no LinkedIn formam uma grande rede de networking. Diferente de outras redes, em que geralmente conhecidos e amigos de amigos são adicionados, sua rede de conexões nessa plataforma interfere se você irá aparecer para determinados recrutadores ou não. 

Por isso, nossa dica é se conectar com colegas de trabalho, pessoas que você já trabalhou junto, profissionais que você admira e da sua área de interesse. Se aparecer como sugestão alguém conhecido, mas que não te agrega profissionalmente, melhor deixar para adicionar nas redes vizinhas, ok? 

Você pode conferir esse vídeo do próprio LinkedIn para ver como construir sua rede com mais detalhes!

Não dá pra ficar de fora

Preste atenção nesses números: 

  • 90% dos recrutadores usam regularmente o Linkedin;
  • 122 milhões de pessoas já receberam uma entrevista por meio do LinkedIn;
  • 14 milhões de empregos abertos;
  • Mais de 20 milhões de empresas estão cadastradas.

Esses fatos comprovam que o LinkedIn é referência no mundo corporativo e profissional e quem está de fora está perdendo oportunidades, não somente de vagas de emprego, mas de criar autoridade e conexões que podem ser frutíferas no futuro. 

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