A 11ª edição do Congresso de Iniciação Científica da Católica de Santa Catarina, reuniu cerca de 3 mil pessoas em dois dias de evento.  A programação de apresentações dos 41 projetos acadêmicos de iniciação científica, pesquisa, ensino e extensão, movimentaram a instituição nos dias 20 e 21 de outubro.

De acordo com a professora Cristiane Lucht Gascho, da Comissão Técnico-Científica e de Avaliação, o congresso superou todas as expectativas, reunindo acadêmicos, professores e funcionários da instituição, comunidade local, representantes de empresas da região, professores e alunos de diversas escolas do ensino médio de Jaraguá do Sul e região. “Os trabalhos apresentados pelos acadêmicos despertaram grande interesse do público presente o que revelou o sucesso do evento. A Academia é uma fonte natural de pesquisa científica e tecnológica, e os trabalhos proporcionaram respostas e soluções para diversas demandas da comunidade local e regional”, afirmou a professora citando os projetos de maior destaque nas áreas alimentícia, ambiental, de geração de energia, desenvolvimento de novas tecnologias e de engenharias.

A professora acrescentou ainda, que a repercussão do evento acadêmico na sociedade foi muito grande. O que propiciou contatos de interessados em apoiar os projetos. “A administração municipal, já nossa parceira, demonstrou interesse em contribuir novamente no desenvolvimento de novos projetos em diversas áreas. Reuniões foram agendadas e os projetos em parceria deverão iniciar no próximo ano”, disse.