A Católica SC anuncia mudanças na sua estrutura organizacional.

A partir de 19 de julho, a função de reitor do centro universitário será entregue por Diogo Richartz Benke nas mãos de Cleiton Vaz.

Com uma carreira prévia de gestor na indústria, Cleiton iniciou sua jornada no ensino superior em 2005 e, desde 2007, atua em posições de gestão na área.

Em 2019, assumiu a pró-reitoria Administrativa da Católica SC e, no ano passado, a função de vice-reitor.

Neste mês de julho, aceitou a nova missão de estar à frente da gestão da instituição de ensino.

Cleiton possui graduação em Engenharia Química, especialização em Administração de Empresas, mestrado em Saúde e Meio Ambiente, doutorado em Engenharia Ambiental e realizou seu pós-doutoramento na área de nanotecnologia, na UQÀM (Université du Québec à Montréal).

Anadir Elenir Pradi Vendruscolo, assumirá a vice-reitoria da Católica SC, de forma concomitante com a função de pro-reitoria acadêmica, que já exercia.

A nova vice-reitora é formada em Ciências Biológicas, especialista nas áreas de biologia e educação, mestre em Saúde e Meio Ambiente e doutora em Educação.

Iniciou sua carreira profissional como professora no ensino fundamental e médio. Além disso, participa do grupo de pesquisa “Formação de Professores e Cotidiano Escolar”, da PUCSP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

Há mais de três décadas, soma com seus conhecimentos na Ferj.

Os legados de Diogo Richartz Benke

Após mais de três anos à frente da reitoria da Católica SC, Diogo Richartz Benke assumirá novos desafios, também na área da educação.

Em um balanço de sua gestão à frente do centro universitário, ele destaca o bom desempenho apresentado pelas equipes diante dos desafios que o ensino já vivenciava, trazidos pela tecnologia e pelas novas necessidades do mercado, e que foram impulsionados pela pandemia de Covid-19.

Quanto aos legados, ele destaca, em especial fomentar a conexão com os entes que movimentam a comunidade:

“Entender as dores, senti-las junto com as pessoas, isso é extremamente importante. Fazer com que as equipes entendam que estamos ali para servir, que nós somos uma instituição comunitária, é o papel de qualquer líder que esteja sentado neste posto que eu sentei”.

“Uma grande conquista, que é de toda a nossa equipe, foi a de contribuir para o fortalecimento do ecossistema no qual estamos inseridos. A educação necessita de pensamentos inovadores e quebra de paradigmas para possibilitar aos jovens que estão nos nossos bancos hoje saírem com uma formação de ponta para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e da vida”.

“Agradeço ao Conselho Curador da Ferj e todos os conselheiros pela oportunidade e agradeço especialmente a toda a comunidade catarinense, em especial à comunidade jaraguaense, que acolheu tão bem a minha família, minha esposa e minhas filhas, e fez com que eu me sentisse em casa”.

“As escolhas do Cleiton, como novo reitor, e da professora Anadir, como vice-reitora, representam uma continuidade do trabalho e da preocupação com os projetos que vinham sendo trabalhados”.

“É a demonstração que é uma equipe que anda unida, de mãos dadas. E esta equipe vai continuar junta, desempenhando a missão da Católica SC de formar cidadão éticos, justos e solidários para atuar na transformação da sociedade”.

“São duas pessoas que têm, além da formação, ótimos valores, sinergia, estão alinhados com a missão e com corações muito bons”.

Anselmo Ramos, presidente do Conselho Curador da Ferj (Fundação Regional Jaraguaense), instituição mantenedora da Católica SC, afirma:

“A escolha do Cleiton como novo reitor foi uma escolha natural, decorrente do trabalho que ele vem desempenhando na função de pró-reitor administrativo da instituição há mais de dois anos”.

“Ele tem demonstrado extrema competência em termos administrativos e em aspectos como inovação, agilidade e engajamento com a missão e valores da instituição. Vivemos grandes desafios, mas as perspectivas são boas, com expectativa de crescimento na ordem de 6%”.

“A professora Anadir assume a vice-reitoria com o desafio e comprometimento de dar sequência ao trabalho pedagógico da instituição, acrescido dos novos desafios na forma de transferência de conhecimento via modelo híbrido, no qual também é preciso manter a atenção e conexão dos alunos para que o aprendizado seja pleno. Independentemente do fim da pandemia de Covid-19, esse modelo, que concilia atividades presenciais e on-line, será cada vez mais forte”.

Cleiton Vaz comenta:

“Temos o grande desafio de dar continuidade aos processos de mudança que vêm acontecendo no meio educacional. Desde antes do início da pandemia de covid-19, a Católica SC já vinha em um processo focado em inovar nas metodologias de ensino e aprendizagem, melhoria dos espaços e experiência dos estudantes”.

“No último ano essas mudanças se intensificaram e temos pela frente desafios ainda maiores, porém estou confiante que continuaremos com o trabalho de excelência que sempre foi desenvolvido pelo centro universitário”.

“Espero contribuir para o desenvolvimento da nossa região por intermédio da formação de cidadãos éticos, justos e comprometidos com a sociedade, atuação na comunidade com nossos projetos de pesquisa, extensão e o inestimável trabalho da nossa Pastoral”.

“Tudo isso, sempre pensando na melhoria da qualidade de vida das pessoas e acreditando que a educação sempre será transformadora”.

Anadir Elenir Pradi Vendruscolo avalia:

“Me sinto lisonjeada pela confiança. Essa é uma oportunidade para manter o legado construído pela Ferj/Católica de SC até esse ciclo, tanto na dimensão educacional, científica e desenvolvimento institucional de forma mais ampla, honrando a missão do centro universitário”.

“Temos uma obrigação ética e social para desenvolver nosso trabalho com responsabilidade e qualidade que a sociedade merece”.