Um grão muito produzido na região norte do Estado é o objeto de estudo de uma pesquisa desenvolvida pelos professores Luana de Aguiar Vieira dos Reis e Jaisson Potrich dos Reis, e pela acadêmica Pricila Laureno, estudante da 7ª fase do curso de Engenharia de Produção da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul. Eles estudam a possibilidade de utilizar a cinza da casca de arroz como matéria-prima para obtenção de pigmento cerâmico.

A professora Luana explica que o estudo faz parte de sua tese de doutorado, e a acadêmica Pricila contribui, como bolsista do CNPQ, na elaboração dos experimentos e preparação das amostras, realizados nos laboratórios da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul. O projeto é desenvolvido em parceria com a UDESC de Joinville.

De acordo com a professora, a casca do arroz é queimada pelas empresas que beneficiam esse grão, proporcionando uma fonte alternativa de energia. Como resultado da queima, ficam as cinzas, que descartadas indevidamente em grande quantidade podem poluir rios, o solo e até em casos mais extremos provocar algumas doenças pulmonares. “A cinza do arroz possui elevada quantidade de componentes inorgânicos, representando aproximadamente 20% da casca seca, dos quais cerca de 95% são sílica”, acrescenta a docente, explicando que a sílica é uma substância em pó utilizada na fabricação de vidro e artefatos cerâmicos.

Ainda segundo Luana, a pesquisa foi dividida em três etapas: a primeira foi desenvolvida no ano passado e objetivou o estudo da casca do arroz. A segunda fase, concluída este ano, aprofundou o estudo da composição da sílica, ou seja, sua morfologia. A terceira etapa, a ser desenvolvida no próximo ano, terá a intenção de aplicar a sílica no desenvolvimento do pigmento com o composto cerâmico, chamado uravorite.

A pesquisa será apresentada pela acadêmica Pricila Laureno durante o 12º Congresso de Iniciação à Pesquisa da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul na próxima semana, e no CBECIMAT – Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, que acontecerá em Joinville entre os dias 4 e 8 de novembro, sendo o congresso mais renomado do país nessa área.

Mais informações pelos telefones: (47) 3275-8334 / (47) 3275-8321