O prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen disse nesta sexta-feira (12) ao visitar as instalações do Centro de Inovação e Pesquisas Tecnológicas – JaraguaTec, junto à Católica de Santa Catarina, que uma das possibilidades de assegurar recursos para o projeto de ampliação da  unidade é por meio de emenda parlamentar, prometendo articular esforços para a busca deste apoio financeiro.

Dieter Janssen, que na época de criação do JaraguaTec, ocupava  o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico e assinou o primeiro convênio de repasses de recursos da Prefeitura Municipal para a viabilização do empreendimento, entende que a expansão das atividades possibilitará também incubar empresas de outros segmentos, como alimentício e têxtil, áreas de bastante destaque na economia regional.

Recepcionado pelo reitor Robert Burnett, o prefeito percorreu as instalações e ouviu relato sobre os projetos em desenvolvimento, conversando com representantes de negócios instalados no local e conhecendo o funcionamento da incubadora e a rotina de trabalho dos empreendedores.

Conforme o diretor executivo Victor Danich, o Centro de Inovação representa uma importante matriz tecnológica e econômica do município, lembrando que o desenvolvimento deste setor está alinhado aos objetivos da atual gestão. Atualmente com 17 empresas residentes, o JaraguaTec conta com as parcerias institucionais da Acijs, Apevi, Sebrae, Senai, Fapesc e PMJS. É considerado como referência em Santa Catarina em inovação tecnológica nas áreas de Tecnologia da Informação, Robótica, Mecatrônica, Eletroeletrônica, Eletrônica Embarcada e Tecnologia em Gestão Ecológica eficaz para geração de energia elétrica, entre outros setores.

“A prefeitura, assim como a Católica de SC, é uma parceira fundamental do JaraguaTec. Por meio de recursos financeiros destinados ao Centro, impulsiona o desenvolvimento de projetos inovadores e estimula o empreendedorismo”, comentou o reitor  Robert Burnett, que na ocasião solicitou apoio ao prefeito para viabilizar o projeto de expansão do prédio onde a incubadora está instalada. 

Victor Danich explicou que o projeto de expansão já existe e contempla a construção de laboratórios de uso compartilhado pelas empresas incubadas e espaço para alocação de novos empreendimentos. Durante a vista o professor Victor enfatizou também, que apesar de pequena, a incubadora JaraguaTec tem se destacado entre os Centro de Inovação de Santa Catarina. “De mais de 30 incubadoras existentes no estado, apenas 5 tem funcionado adequadamente e nós somos uma delas. Em 2010, durante a Sinapse de Inovação, fomos a incubadora com mais projetos provados, superamos Florianópolis e Joinville”, finalizou.