Pelo terceiro ano, a Católica de Santa Catarina recebeu a certificação do Movimento Nós Podemos Santa Catarina (MNPSC) por atender aos Objetivos do Milênio (ODMs) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).  Por meio do reconhecimento, o grupo formado por voluntários busca reconhecer pessoas e instituições que realizam boas práticas que ajudam a melhorar o mundo.

Entre as dezenas de projetos sociais realizados pelo Núcleo de Projeto Comunitário em 2017, 38 iniciativas promovidas em em Jaraguá do Sul e em Joinville enquadram-se nos Objetivos do Milênio e resultaram no atendimento a 2.782 pessoas da comunidade. As ações são desenvolvidas dentro da disciplina de Projeto Comunitário – componente curricular em que os acadêmicos de todos os cursos da Instituição devem cumprir 30 horas de participação em atividades sociais.

Os projetos promovidos pela Instituição contribuíram, principalmente, com o quesito “Educação de Qualidade” (quarto Objetivo do Milênio). “Esse reconhecimento mostra que a Católica SC é uma instituição respeitada pela sociedade e que contribui para melhorar o mundo de forma contínua, em todas as suas práticas”, avalia a coordenadora do Projeto Comunitário, Ana Paula Fliegner dos Santos.

As iniciativas que mereceram destaque são: Reforço Escolar de Matemática (oferecido para alunos de escolas públicas com baixo desempenho escolar), Aprendendo a Jogar Xadrez (aulas para pessoas da comunidade que se interessam pelo esporte), Inclusão Digital Básica e Inclusão Digital para Aplicativos (aulas de informática para adultos acima de 40 anos), Alfabetização para Haitianos e Projeto Lutar pela Vida (aulas de karatê para estudantes carentes). Todos os cursos são gratuitos.

O Movimento Nós Podemos, do qual a Católica SC é parceira, busca mobilizar os segmentos privado, público e do terceiro setor para melhorar a vida das pessoas atingindo os oito ODMs estabelecidos no ano 2000 pela ONU.

Em agosto de 2015, 193 países acordaram os seguintes 17 objetivos:

1. Nenhuma pobreza… Terminar com a pobreza em todas as suas formas em todo o mundo.
2. Nenhuma fome… Terminar com a fome, alcançar a segurança alimentar e uma nutrição melhorada e promover uma agricultura sustentável.
3. Boa saúde… Assegurar vidas saudáveis e promover o bem-estar para todos e em todas as idades.
4. Educação de qualidade … Assegurar uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, e promover oportunidades de formação contínua para todos.
5. Igualdade de gênero… Alcançar uma igualdade de gênero e atribuir competências a todas as mulheres e raparigas.
6. Água limpa e saneamento… Assegurar a disponibilidade e uma gestão sustentável da água e saneamento para todos.
7. Energia renovável e a preços acessíveis … Assegurar o acesso a energia a preços acessíveis, fiável, sustentável e moderna para todos.
8. Bons empregos e economia… Promover um crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.
9. Inovação e boa infraestrutura… Construir uma infraestrutura sólida, promover uma industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
10. Reduzir a desigualdade … Reduzir a desigualdade nos países e entre países.
11. Cidades e comunidades sustentáveis … Tornar as cidades e povoamentos humanos inclusivos, seguros, sólidos e sustentáveis.
12. Utilização responsável de recursos … Assegurar um consumo e padrões de produção sustentáveis.
13. Ações no âmbito do clima… Implementar ações urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.
14. Oceanos sustentáveis … Conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, lagos e recursos marinhos no sentido de um desenvolvimento sustentável.
15. Utilização sustentável da terra … Proteger, restaurar e promover uma utilização sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir as florestas de forma sustentável, combater a desertificação e parar e reverter a degradação da terra e interromper a perda de diversidade.
16. Paz e justiça… Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, assegurar o acesso de todos à justiça e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.
17. Parcerias para o desenvolvimento sustentável… Reforçar os meios de implementação e revitalizar as parcerias globais no sentido de um desenvolvimento sustentável.

Conquista do selo mostra que Católica SC está alinhada com os Objetivos do Milênio estabelecidos pela ONU

Conquista do selo mostra que Católica SC está alinhada com os Objetivos do Milênio estabelecidos pela ONU