A evolução tecnológica é um caminho sem volta. A cada dia, surgem novidades que deixam as fábricas mais autônomas e interconectadas e a nossa vida mais prática. A grande dúvida é: como utilizar toda essa modernidade para resolver os problemas sociais que nos afetam – como poluição, escassez de energia elétrica, desemprego, acesso à saúde pública e violência, entre outros?

Para responder essa questão, a Católica de Santa Catarina promove, na próxima segunda e terça-feira, 26 e 27, das 19h às 20h20min, o workshop “Inovação a caminho do mundo 5.0”. O tema será ministrado pelo professor da Católica SC, Juliano Reinert, em dois locais: na segunda-feira, 26, na sala H20 da unidade de Joinville e, na terça-feira, 27, no auditório do campus de Jaraguá do Sul. A entrada é gratuita e aberta à comunidade. A inscrição pode ser feita aqui.

O objetivo do encontro é debater como o Brasil pode usar a tecnologia como aliada na resolução de problemas sociais. Para isso, será feito um comparativo entre três modelos de sistemas de automação implantados em países desenvolvidos:  Indústria 4.0 (Alemanha), Internet Industrial (Estados Unidos) e Sociedade 5.0 (Japão). O professor Juliano explica que a Alemanha foi pioneira no mundo ao investir na implantação de sistemas interconectados que tornaram as fábricas mais autônomas e produtivas.

Os Estados Unidos seguiram o exemplo da Alemanha e apostaram no desenvolvimento de um conceito de tecnologia mais amplo, em que o foco não era voltado somente para melhorar as linhas de produção dentro das fábricas, mas, também, para resolver problemas externos que afetam a população americana, como: logística, energia elétrica, transportes e serviços públicos em geral.

Para não ficar de fora dessa competição tecnológica, o Japão criou um conceito em que máquinas e seres humanos convivem juntos para resolver problemas que afetam toda sociedade japonesa. O professor Juliano comenta que essa união entre as duas formas de inteligência deve ajudar o país a resolver problemas sociais e ambientais, para que os japoneses tenham mais qualidade de vida.

“Essa revolução já está acontecendo nos países mais desenvolvidos e vai impactar em toda a sociedade. Por isso, o Brasil precisa discutir qual modelo deve adotar para resolver suas próprias dificuldades”, comenta.

O workshop trará dez estudos de casos internacionais para mostrar as oportunidades de crescimento que a inovação disruptiva está trazendo para as organizações e a sociedade. Também irá apresentar como as grandes potências mundiais estão se preparando para enfrentar as mudanças que a evolução tecnológica já causa no mercado de trabalho e no dia a dia das pessoas.

A Católica SC em Joinville fica na Rua Visconde de Taunay, 427, Centro, e a unidade de Jaraguá do Sul está localizada na Rua dos Imigrantes, 500, bairro Rau. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail juliano.reinert@catolicasc.org.br.

SERVIÇO

O quê: Workshop “Inovação a caminho do mundo 5.0”

Quando: Segunda-feira, 26 (sala H20, na Católica SC em Joinville) e terça-feira, 27 (auditório da Católica SC em Jaraguá do Sul), das 19h às 20h20min

Quanto: entrada gratuita

Onde: Católica SC em Joinville (Rua Visconde de Taunay, 427, Centro) e Católica SC em Jaraguá do Sul (Rua dos Imigrantes, 500, Bairro Rau)

Inscrições: clique aqui

Informações: pelo e-mail juliano.reinert@catolicasc.org.br