“Há sete anos, a Católica de Santa Catarina desenvolve atividades de reforço escolar de Matemática para estudantes de escolas públicas. Desta vez, a instituição de ensino contemplada é a Escola de Educação Básica (EEB) Julius Karsten, de Jaraguá do Sul. A ação conta com a participação de um grupo de voluntariado corporativo, composto por profissionais da Bold, Duas Rodas e WEG. “Tanto a parceria entre escola, entidade Católica SC e empresas quanto os encontros estão ocorrendo de forma muito enriquecedora”, avalia a professora Mara Isa Battisti Raulino, que está à frente da iniciativa.

Desde setembro, os estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental estão recebendo dos monitores, que são acadêmicos e voluntários das empresas, o apoio para otimizar o aprendizado da disciplina. As aulas ocorrem quinzenalmente, aos sábados, de forma presencial, na qual são respeitados os protocolos de combate à covid-19. Ao total, serão sete encontros, até novembro.

“Buscamos identificar diretamente com o aluno qual é a sua maior dificuldade e, com base nela, direcionamos o ensino. Além de apoiar as iniciativas de caráter social, essa atividade permite sensibilizar o acadêmico para a prática da solidariedade e proporcionar-lhe a experiência de partilhar seus conhecimentos. Há um ganho na maturidade e na percepção de sua responsabilidade social, o que promove o desenvolvimento de habilidades e atitudes que promovam a cidadania, a formação humana e a solidariedade”, avalia Claudia Regina Knetschki, analista administrativo do centro universitário.

A Católica SC, contando com o apoio dos voluntários, pretende ampliar a oferta para mais escolas da rede estadual no ano que vem. “A falta de domínio de elementos básicos de Matemática dificulta o melhor aproveitamento dos estudos, tanto na própria sequência do ensino médio, como no acesso ao ensino superior. Um trabalho sistemático de ‘recuperação’, sobretudo aos que revelam maior defasagem, pode significar a ruptura com um ciclo de aprendizagem precária, com reflexos na vida escolar, profissional e na prática da cidadania. Acreditamos no poder da educação para promover mudanças”, pondera Claudia.

Sobre a Católica SC

A Católica SC está organizada em dois centros universitários, localizados em Jaraguá do Sul e em Joinville, e polos, em Itajaí e em Florianópolis. Conta com cursos de graduação, pós-graduação, Educação Executiva e Educação a Distância (EaD). Em 31 de agosto, completou 48 anos de atuação, sempre de olho no futuro e na inovação, mas sem esquecer suas origens.

Em Jaraguá do Sul, foi fundada em 1973 como Fundação Educacional Regional Jaraguaense (FERJ), uma instituição comunitária sem fins lucrativos. O primeiro curso, oferecido em 1976, foi o de Estudos Sociais e tinha o objetivo de formar professores. Nos anos seguintes, foram criados diferentes cursos que buscavam atender às demandas da região e contribuir para o desenvolvimento econômico local. Conta com dois endereços na cidade: a tradicional sede na rua dos Imigrantes, 500, e um espaço polo inaugurado em 2019 na Marechal Deodoro da Fonseca, 632, Centro.

O polo em Itajaí fica no piso L3 do Itajaí Shopping Center. Em Florianópolis, está localizado na rua Tenente Silveira, 221, Centro. O Centro Universitário – Católica de Santa Catarina em Joinville ocupa atualmente o prédio da antiga Wetzel e reforça sua tradição ao ocupar um espaço que faz parte da história da cidade.