No dia 08 de outubro, profissionais da Católica de Santa Catarina, da Prefeitura de Joinville e da Amunesc (Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina) estiverem reunidos na unidade de Joinville do centro universitário para os alinhamentos finais sobre as melhorias em prol da praça localizada ao lado da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Canto do Rio, no Jardim Paraíso 4.

A ação é fruto de projeto de intervenção para adequação de parquinho infantil com brinquedos sustentáveis e ocorre por meio do Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional), em parceria com a Amunesc e Prefeitura. “O resultado do trabalho dos acadêmicos bolsistas vai gerar felicidade e sociabilidade para a comunidade. Eles estão deixando uma semente plantada.

O projeto ficou lindo e cheio de ideias legais. Além disso, é um grande aprendizado, pois podemos replicar o modelo em outros locais da cidade”, avalia a vice-prefeita Rejane Gambin.

As atividades iniciaram em abril, com a acolhida dos bolsistas, e estão divididas em três etapas executivas.

Já foram realizadas duas etapas:

  • A abordagem técnica das temáticas do projeto;
  • E a visita a campo para reconhecimento da área e levantamento dos dados e dimensionamento dos brinquedos reciclados.

Neste mês, os acadêmicos estão trabalhando dentro do campus na preparação e disponibilização dos materiais. “Sou um grande entusiasta da extensão. Por meio dela, ocorre a transposição dos muros da instituição. É quando vamos para a comunidade contribuir com o conhecimento desenvolvido internamente, assimilado na sala de aula, e ainda é gerado um conhecimento adicional para os estudantes. Não só um conhecimento técnico, mas uma série de habilidades, como o trabalho em equipe e a compreensão das necessidades da sociedade”, afirma o reitor Cleiton Vaz.

“A curricularização da extensão é muito importante, pois você tem uma conexão direta com a comunidade na qual estamos inseridos. Esta ação só é possível graças ao Uniedu, pois o Proesde faz parte do programa de bolsas do Estado de Santa Catarina”, acrescenta Maikon Cristiano Glasenapp, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação.

Em breve

Deve iniciar a etapa de execução na praça, paralelamente com a conscientização sobre a coletividade, o uso adequado e a manutenção. O local deve receber:

  • Novos brinquedos, projetados para estimular a cooperação, integração e desenvolvimento cognitivo;
  • Bancos, mesas e lixeiras produzidos com materiais sustentáveis;
  • Uma estrutura de pergolado com espaço instamagrável;
  • Espaço PET;
  • Bicicletário;
  • E plantio de mudas de árvores.

Conclusão do projeto:

A estimativa da coordenação é de que até dezembro todas as etapas estejam concluídas. Está prevista, ainda, a realização de um evento de inauguração.

As atividades presenciais ocorrem com os grupos divididos em pequenas equipes e levando em consideração os protocolos do centro universitário para prevenção da Covid-19.

Cerca de 80 alunos atuam no desenvolvimento do projeto, sob a coordenação da professora Carine Cardoso dos Santos, com o apoio da professora Geórgia Campos e da colaboradora Claudia Regina Knetschki, na condução das atividades administrativas. “O projeto permite trazer para dentro da sala de aula a oportunidade de resolução de desafios complexos”, pondera Carine.

Parte dos recursos para o desenvolvimento e execução do projeto são provenientes do valor concedido por acadêmico pela SED (Secretaria de Estado da Educação), além de uma bolsa anual de estudos com gratuidade de 100% do valor da mensalidade do estudante no curso de graduação.

A disponibilização dos materiais também ocorre por meio de doações. A proposta teve como inspiração o projeto Ecopark Oeste, de Cascavel (PR), e está alinhada aos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 3-Saúde e Bem-estar, 11-Cidades e Comunidades Sustentáveis e 17-Parcerias e Meios de Implementação.

O Proesde

O Proesde consiste em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à formação do estudante/bolsista enquanto cidadão e profissional. O programa potencializa a capacidade do acadêmico de intervir e contribuir em seu contexto regional, mediante a articulação entre sua formação acadêmica e o desenvolvimento educacional e socioeconômico de sua região.

A iniciativa tem como objetivo estimular o desenvolvimento das regiões por meio da concessão de bolsas de estudo para estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação e licenciatura nas instituições de ensino superior (IES), mantidas por fundações educacionais de ensino superior.

No ano de 2021, o foco de atuação Proesde é por meio de projetos de intervenção, elaborados pelas IES. Este é o segundo ano em que a Católica SC participar do programa.

Informações: https://www.proesdecatolicasc.com.br/

Sobre a Católica SC

A Católica SC está organizada em dois centros universitários, localizados em Jaraguá do Sul e em Joinville, e polos, em Itajaí e em Florianópolis. Conta com cursos de graduação, pós-graduação, Educação Executiva e Educação a Distância (EaD). Em 31 de agosto, completou 48 anos de atuação, sempre de olho no futuro e na inovação, mas sem esquecer suas origens.

Em Jaraguá do Sul, foi fundada em 1973 como Fundação Educacional Regional Jaraguaense (FERJ), uma instituição comunitária sem fins lucrativos. O primeiro curso, oferecido em 1976, foi o de Estudos Sociais e tinha o objetivo de formar professores. Nos anos seguintes, foram criados diferentes cursos que buscavam atender às demandas da região e contribuir para o desenvolvimento econômico local. Conta com dois endereços na cidade: a tradicional sede na rua dos Imigrantes, 500, e um espaço polo inaugurado em 2019 na Marechal Deodoro da Fonseca, 632, Centro.

O polo em Itajaí fica no piso L3 do Itajaí Shopping Center.

Em Florianópolis, está localizado na rua Tenente Silveira, 221, Centro.

O Centro Universitário – Católica de Santa Catarina em Joinville ocupa atualmente o prédio da antiga Wetzel e reforça sua tradição ao ocupar um espaço que faz parte da história da cidade.