Em sua 4ª edição, podcast do Projeto Observatório Católica de Cidadania leva informação jurídica de forma simples para a população. Feito por acadêmicos do curso de Direito da Católica SC, o qual foi contemplado com recursos da FAPESC. Os conteúdos envolvem assuntos que são trabalhados de forma transdisciplinar na 3ª fase do curso, incluindo Direito Constitucional, Direito Penal, Teoria do Processo e Direito Civil os quais são abordados juntamente com temas de políticas públicas.

O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Jeison Heiler, que é doutor em ciência política pela UNICAMP e pós-doutorado pela USP. Para ele a análise de políticas públicas é uma área que vem recebendo uma atenção crescente de pesquisadores. Tal interesse se explica pela escassez de recursos públicos e pela busca de uma maior efetividade nas ações desenvolvidas pelo Estado.

“A contribuição que este projeto busca dar para a sociedade vai justamente no sentido evidenciar os principais problemas e as políticas públicas desenvolvidas para solucioná-los, analisando o seu grau de efetividade”, afirma o coordenador.

Um exemplo deste tipo de ação é o episódio desenvolvido pelas alunas Luana, Beatriz, Laise, Gustavo e Bruna, tratando de Alienação Parental. O grupo produziu um episódio, em que entrevistaram a psicóloga Marcia Valéria Gonzales Fernandes e a assistente social Eoni Conceição Gesser Rosatratando, as quais falaram sobre os aspectos gerais do tema, além de como identificar e perceber a prática desta conduta, as características do alienador, dentre outros. O episódio foi ao ar em abril, mês em que é comemorado o Dia Internacional ao Combate a Alienação Parental.

O podcast proporcionou a oportunidade dos acadêmicos perceberem um problema muitas vezes oculto na sociedade, e a partir disso entraram em contato com o marco regulatório reativo ao tema, bem como, as políticas publicas desenvolvidas a nível local, ao entrevistarem profissionais que trabalham no Fórum da Comarca.

Os alunos participam de todas as fases de elaboração do podcast, iniciando com o argumento, pesquisa, desenvolvimento de um roteiro, apresentação em um estúdio montado com recursos da FAPESC, edição e publicação do episódio nas redes sociais.

Para o professor coordenador Heiler, desta forma o projeto oportuniza o desenvolvimento de outras habilidades muito além das tradicionais. “Em um mundo em que se fala da substituição da mão de obra humana pela Inteligência Artificial (IA), é fundamental que o profissional seja multifacetado”, ele ainda complementa que a habilidade de trabalhar em equipe, gerar consensos em ambientes cada vez mais tensionados, é uma delas. “Mas o projeto vai para muito além ao desafiar o acadêmico a desenvolver a pesquisa e colocá-la em prática de forma criativa e conectada aos interesses do publico alvo”, explica Heiler.

Os podcasts podem ser conferidos na playlist Observatório Católica de Cidadania, no canal do Youtube da Católica SC.

Sobre a Católica SC

A Católica de Santa Catarina oferece uma estrutura completa e moderna para garantir a qualidade no ensino e educação. Com unidades em Jaraguá do Sul e Joinville, o Centro Universitário possui cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e EAD. A instituição tem nota máxima segundo o MEC e conta com uma Central de Carreiras que apoia todos os estudantes para a entrada no mercado de trabalho. Em 2023, a Católica SC comemora seus 50 anos de história, focando sempre no futuro , mirando a inovação, mas, sem deixar de lado as próprias origens.