Senso de responsabilidade, ética, organização e disciplina são algumas das suas qualidades? Gosta de aprender e estar atualizado? Sabe trabalhar em equipe e tem facilidade para liderar? Ciências Contábeis pode ser uma boa escolha de carreira.

A profissão contábil é fundamental para o sucesso das empresas pois norteia a tomada de decisões. Atua como uma peça chave para conduzir ao lucro e evitar prejuízos. Traduz dados financeiros e fornece informações sobre a estrutura econômica, financeira, física, tributária e patrimonial de organizações públicas ou privadas. Faz a gestão do fluxo de ativos e passivos para proporcionar um controle seguro da entrada e saída de capital. É capaz de desenvolver, analisar e implementar sistemas de informação contábil e de controle gerencial e interpretar a realidade econômica e financeira das organizações.

A partir da obtenção de um registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC), indispensável para o exercício da profissão, há grande empregabilidade em um mercado amplo. É possível atuar em funções como contador, gerente contábil, auditor independente ou interno, controller, consultor financeiro, perito contábil e professor. É difícil quem nunca tenha precisado de um profissional da área ao menos uma vez.

A Católica SC oferece uma excelente qualidade de ensino aliada à formação humanística; laboratório exclusivo, equipado com softwares profissionais de contabilidade; e grande acervo específico na biblioteca. Ao longo dos quatro anos da formação para bacharel, os acadêmicos estudam conteúdos relacionados a áreas como finanças, economia, administração, direito, psicologia e filosofia. Além disso, é estimulado o desenvolvimento de competências comportamentais como autoconhecimento, comunicação, empreendedorismo, criatividade, inovação, liderança e autodesenvolvimento.

Outro diferencial do curso de Ciências Contábeis da Católica SC é o Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF), que oferece atendimento remoto e gratuito para a comunidade com serviços de regularização de CPF e apoio para a inscrição do auxílio emergencial. Os interessados em contar com esse suporte podem escrever para naf@catolicasc.org.br. No e-mail, é preciso constar fotos dos documentos necessários e um número de telefone para a realização do contato. A atividade será realizada enquanto estiverem em vigência as recomendações para isolamento social.

O NAF oferece atendimento gratuito na área fiscal à comunidade de Joinville desde junho de 2017, em parceria com a Receita Federal. O núcleo conta com a atuação de acadêmicos de Ciências Contábeis e Direito, sob a supervisão de professores orientadores. Atualmente, a equipe é integrada por oito alunos, sob orientação da professora Ketty Benkendorf.

Entre os serviços prestados estão inscrições e informações cadastrais do CPF e CNPJ, agendamento on-line de atendimentos na Receita Federal, consulta à situação fiscal e orientações sobre declaração de imposto de renda e abertura de MEI (Microempreendedor Individual). No NAF, o acadêmico aprende conteúdos exclusivos e técnicos e vai ao encontro do nosso compromisso de atender a comunidade. Além disso, por conta da parceria com a Receita, os alunos visitam anualmente o órgão, recebem treinamento e adquirem conhecimentos práticos.